Sobrepeso

HU-UFMA realiza ação de combate à obesidade em São Luís

Atividade será realizada até amanhã, 13, com palestras, distribuição de folderes e cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), para participantes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

SÃO LUÍS - Com o objetivo de difundir informações para a população e profissionais de saúde sobre a importância de prevenir a obesidade de destacar os riscos da automedicação, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Empresa de Serviços Hospitalares, realizou, na manhã de ontem, o primeiro dia de uma ação educativa para alertar sobre essa temática.

O desenvolvimento dessas atividades se dá pelo fato de que ontem, 11, foi o Dia Mundial da Obesidade, data em que a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica desenvolvem campanhas para alertar que a obesidade é uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo.

Além de reduzir a qualidade de vida, a obesidade pode predispor outras doenças como diabetes, doenças cardiovasculares asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer.

A endocrinologista Taliane Jardim L. Rodrigues, que estava atendendo pacientes na ação, comentou sobre a importância desse tipo de atividade. “Nós precisamos conscientizar as pessoas do risco que elas correm de não tratarem imediatamente a doença, que pode se agravar e causar danos ainda maiores à saúde deles”, disse.

Prevenção
Já a assistente social Maria do Socorro Monteiro, de 59 anos, que tem o problema, disse que é importante ficar de olho na saúde para evitar outras doenças. “No passado, a obesidade não era cuidada com tanta atenção como é hoje. Por isso, muita gente teve sérios problemas. Eu me cuido regulando a alimentação e praticando atividades físicas”, concluiu.

A ação será realizada até amanhã, dia 13, contando com várias palestras, distribuição de folderes e cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), para os pacientes e acompanhantes que estarão aguardando atendimento. O evento está sendo realizado no Ambulatório de Endocrinologia, localizado na Rua das Hortas, 239, nos dois turnos, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.