Cães e gatos

Mais de 15 mil vacinados em dois dias de campanha antirrábica

Total imunizado equivale a quase 10% da meta; ações se estenderão até o fim do ano; agentes de saúde se deslocam até casas que tenham animais

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Animais sendo vacinados por agentes de saúde na campanha de vacinação antirrábica
Animais sendo vacinados por agentes de saúde na campanha de vacinação antirrábica

SÃO LUÍS - A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que 15.233 animais foram imunizados durante os dois primeiros dias de ações da vacinação antirrábica, em São Luís, que aconteceram na sexta-feira (6) e no sábado (7). O total, de acordo com a pasta, corresponde a quase 10% da meta. As ações de vacinação serão estendidas até o fim deste ano.

A campanha será residencial, ou seja, os agentes de saúde se deslocarão até as casas das pessoas que tenham cães e gatos. A cada sexta-feira (das 13h às 17h) e/ou sábado (das 7h às 13h) um distrito da cidade será escolhido para ser coberto. O primeiro foco dos trabalhos ocorreu na região do Centro e adjacências e abrangeu bairros como João Paulo, Ivar Saldanha, Parque Amazonas, Areinha, dentre outros.

As ações de imunização deverão ocorrer, nas próximas semanas, em bairros como Cohatrac, Cidade Operária, Monte Castelo, dentre outros. No total, de acordo com a meta estabelecida pela Unidade de Vigilância em Zoonozes da Semus, mais de 160 mil animais deverão ser vacinados.

Segundo o coordenador da UVZ, João Batista Pires, deverão ser imunizados todos os cães e gatos com idades a partir de três meses. Os profissionais de saúde, neste caso, deverão ter restrições apenas aos animais que estejam doentes ou fêmeas no último mês de gestação. “A raiva é uma doença causada por um vírus mortal tanto ao homem quanto aos animais, e ela é transmitida quando o vírus existente na saliva do animal infectado penetra no organismo. Por isso, é fundamental a vacinação”.

Saiba mais

De acordo com a Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Semus, o trabalho da gestão municipal está direcionado para manutenção do controle epidemiológico com a oferta permanente da vacina. Por isso, os proprietários de animais que não estiverem em casa durante a visita dos agentes vacinadores deverão procurar na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), localizada na Estrada de Ribamar, nº 5, Forquilha, para realizar a vacinação.

A raiva é uma doença causada por um vírus mortal tanto ao homem quanto aos animais, e ela é transmitida quando o vírus existente na saliva do animal infectado penetra no organismo. Por isso, é fundamental a vacinação”João Batista Pires, coordenador da UVZ

Sobre a doença

A raiva é uma doença infecciosa aguda, que não tem cura e só pode ser prevenida com a vacina. Ela é transmitida pela saliva do animal contaminado. Entre os sintomas estão mudança de comportamento, dificuldade para engolir e excesso de salivação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.