Eleições 2018

Divergência sobre participação no governo divide o PT no Maranhão

Lideranças petistas promove debate público após nomeação de petistas na gestão Flávio Dino sem discussão interna

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Augusto Lobato é criticado pela militância petista
Augusto Lobato é criticado pela militância petista (Agusto Lobato)

Uma divergência sobre a participação do partido no governo Flávio Dino (PCdoB) abriu um novo flanco de crise no Partido dos Trabalhadores (PT) do Maranhão.

O estopim da desavença foi a indicação de dois membros da sigla para compor o primeiro escalão da gestão comunista. No fim da semana passada, o governador anunciou a nomeação de Lawrence Melo, ex-delegado-geral da Polícia Civil, para o cargo de presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), e de Therezinha Fernandes para a Secretaria de Estado da Mulher.

Quanto a Fernandes não houve críticas mais severas – apenas ao fato de a nomeação não ter passado pelas instâncias partidárias -, já a indicação de Melo foi duramente atacada pelos petistas da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB).

Em carta à militância, esses petistas dizem que o novo filiado – Lawrence chegou ao PT há pouco mais de um mês - “tem vínculo com outros partidos” e que foi para o PT apenas para exercer “o papel de cavalo de Troia camarada”.

Além disso, acrescenta a nota, o ex-delegado-geral sequer teve a filiação homologada, além de ter sido indicado apenas pela proximidade com um irmão de Dino, o advogado Sálvio Dino Júnior.

“Sobre a indicação do Delegado Lawrence para a MOB, cabe destacar que o mesmo também não teve o seu nome levado à discussão interna do Partido. E, no caso dele, é bem verdade que nem poderia ter, uma vez que sua filiação nem sequer foi homologada pelo PT, o que demonstra que sua indicação é externa ao Partido. Seria mais ético da parte de quem o indicou (Sálvio Dino) esperar primeiro a sua nomeação na MOB para depois filiá-lo ao PT”, diz o comunicado.

Subjugado – Tida como a principal força interna do PT, a CNB também questiona a liderança do atual presidente estadual da legenda, Augusto Lobato.

Segundo o coletivo, o dirigente tem conduzido a sigla “de forma subjugada” ao governo Flávio Dino (PCdoB).

“Manifestamos nossa indignação em relação à forma como o Presidente do PT/MA, Augusto Lobato, tem atuado na condução do Partido, de forma subjugada, sem liderança, não reunindo a Executiva/Diretório e só acatando decisões externas, fragilizando imensamente a Direção Partidária”, completa.

A carta afirma, ainda, que as nomeações de petistas no governo Executivo não representam, necessariamente, ampliação da participação do partido na gestão comunista.

“Essas indicações não significam aumento de espaço do PT no Governo. Pelo contrário, o tempo nos mostrará que diminuiremos a nossa participação na gestão de Flávio Dino. O método do Governador de fazer indicação e o PT apenas acatar é uma clara demonstração da fragilidade do Partido na relação com o Governo. Não somos respeitados e nem considerados enquanto Partido Político, prevalecendo sempre a relação pessoal do Governador com alguns militantes petistas“, acrescenta o texto.

MAIS

A disputa por espaços no PT é mais eleitoral que política. Na prática, os aliados do governo querem manter proximidade com Flávio Dino, na luta pela garantia de uma vaga na chapa majoritária em 2018. Os “oposicionistas” defendem candidatura própria, o que lhes garantia melhores chances na disputa por vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.

Presidente reage e diz que PT busca ampliar espaços no governo

Numa carta em que responde à nota da CNB, o presidente estadual do PT, Augusto Lobato – que teve o apoio de outras corrente partidárias – reagiu às críticas dos colegas de partidos.

Principal representante do “PT governista”, Lobato defendeu as nomeações de Lawrence Melo e de Terezinha Fernandes e avaliou que as mudanças resultaram em maior espaço do partido no governo, apesar de confirmar que não houve indicação do partido, mas uma decisão do governador “no uso de suas prerrogativas”.

“O governador Flávio Dino, no uso de suas prerrogativas, convidou Teresinha Fernandes e Lawrence Melo para duas pastas estratégicas no combate à desigualdade social e de gênero e na promoção da mobilidade e acessibilidade. Esta decisão do governador decorre do esforço liderado pelo presidente estadual Augusto Lobato e demais forças que compõem esse novo momento da gestão partidária que buscam ampliar os espaços do PT no Governo Estadual e posicionar o PT no embate eleitoral de 2018”, destacou.

Lobato ressaltou, ainda, que os petistas alinhados ao Palácio dos Leões já fecharam questão quanto ao apoio à reeleição do governador.

“O compromisso desse campo é o fortalecimento do PT com a renovação e ampliação das bancadas estadual e federal, construção da candidatura vitoriosa do companheiro Lula e da reeleição do companheiro Flávio Dino. Por isso, não defendemos candidatura própria, que só tende a colaborar com a estratégia sarneista de volta ao Palácio dos Leões. O momento que vivemos exige posição clara e firme para enfrentar golpistas e oligarquias”, completou.

Ele também defendeu a indicação de Lawrence Melo pelo irmão de Flávio Dino. “O advogado Salvio Dino retornou à militância do PT com os mesmos propósitos ora firmados e não teve qualquer ingerência sobre atos de indicação ou nomeação feitos pelo Partido ou pelo Governo, sendo inquestionável o seu compromisso ético, à vista de sua trajetória partidária e profissional”, concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.