Eliminatórias da Copa

Brasil se despede ''trocando de lugar'' com o Chile

Após vitória chilena que atolou a seleção Brasileira em crise, equipes se reencontram, hoje, no Estádio Allianz Parque, em momento completamente oposto

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Tite conversa com jogadores e comissão técnica da Seleção Brasileira antes do duelo contra os chilenos
Tite conversa com jogadores e comissão técnica da Seleção Brasileira antes do duelo contra os chilenos (TITE JOGO CHILE )

São Paulo - Cerca de dois anos depois de terem se enfrentado na estreia nas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018, que será disputada na Rússia, a Seleção Brasileira e o Chile se despedem da competição hoje, quando se enfrentam a partir das 20h30 (de Brasília), no Estádio Allianz Parque, em São Paulo (SP), em choque válido pela última rodada. No primeiro jogo os chilenos ganharam por 2 a 0 mergulharam o Brasil em uma crise, que alguns meses depois culminaria na demissão do técnico Dunga. Ao longo de boa parte da competição, os chilenos brilharam, inclusive porque conquistaram o bicampeonato da Copa América.

Agora, porém, os times trocaram de posição. O Brasil não perde no torneio desde que Tite assumiu e, líder com 38 pontos, garantiu a classificação com grande vantagem. Já o Chile, que vem de um triunfo por 2 a 1 sobre o Equador, chega para este embate pressionado pela necessidade de vencer. Isso porque, na terceira posição com 26 pontos, sabe que um tropeço pode custar a vaga ou até mesmo um lugar na repescagem.

“Por tudo isso observamos que garantir a classificação para a Copa do Mundo com antecipação é algo a ser valorizado, pois não é fácil conseguir. Apenas o Brasil chega a esta rodada com o seu lugar garantido”, lembrou o técnico Tite.

Ao longo da semana surgiram rumores de uma possível facilitação por parte do Brasil para prejudicar a rival Argentina, que dentro outros resultados, veria com bons olhos uma derrota chilena. Porém, essa possibilidade foi descartada pelos atletas brasileiros. “Isso não é nem levado em consideração, pois a Seleção Brasileira não pensa nessa possibilidade. Respeitamos a camisa, os torcedores, os times envolvidos e a competição. Um time da grandeza do Brasil não cogita isso” avisou o zagueiro Miranda.

O Chile está indefinido e tem um problema. A principal ausência é o volante Arturo Vidal, suspenso por acúmulo de cartões amarelos e que sequer viajou com a delegação para São Paulo. Erick Pulgar e Charles Aránguiz disputam a vaga, sendo que o segundo só não vai atuar se não se recuperar de dores na coxa direita. Jean Beausejour retorna de suspensão e assume a lateral esquerda na vaga de Eugenio Mena.

Pelo regulamento das Eliminatórias sul-americanas, os quatro primeiros colocados ao fim da fase de pontos corridos garante vaga na Copa do Mundo, enquanto que quem terminar na quinta posição terá uma chance na repescagem contra o ganhador das Eliminatórias da Oceania. O Brasil nunca perdeu jogando em casa pelas Eliminatórias.

FICHA TÉCNICA
BRASIL X CHILE

Local: Estádio Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 10 de outubro de 2017 (Terça-feira)
Horário: 20h30(de Brasília)
Árbitro: Roddy Zambrano (Equador)
Assistentes: Christian Lescano (Equador) e Byron Romero (Equador)

BRASIL: Ederson, Daniel Alves, Miranda, Marquinhos e Alex Sandro; Paulinho, Casemiro, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus
Técnico: Tite

CHILE: Claudio Bravo, Mauricio Isla, Gary Medel, Gonzalo Jara e Jean Beausejour; Francisco Silva, Pedro Hernández, Erick Pulgar (Charles Aránguiz) e Jorge Valdivia; Eduardo Vargas e Alexis Sánchez
Técnico: Juan Antonio Pizzi

ELIMINATÓRIAS PARA A COPA DO MUNDO DE 2018

--------------------------------------------

HOJE

ZONA AMÉRICA DO SUL

20h30 - Brasil x Chile

20h30 - Equador x Argentina

20h30 - Paraguai x Venezuela

20h30 - Uruguai x Bolívia

20h30 - Peru x Colômbia

ZONA EUROPA

15h45 - Luxemburgo x Bulgária

15h45 - França x Bielo-Rússia

15h45 - Holanda x Suécia

15h45 - Letônia x Andorra

15h45 - Hungria x Ilhas Faroe

15h45 - Portugal x Suíça

15h45 - Grécia x Gibraltar

15h45 - Estônia x Bósnia

15h45 - Bélgica x Chipre

ZONA CONCACAF

21h - Honduras x México

21h - Panamá x Costa Rica

21h - Trinidad e Tobago x Estados Unidos

ZONA ÁSIA

06h - Austrália x Síria

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.