Ah, os petistas...

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

O arraial do Partido dos Trabalhadores no Maranhão está em chamas desde a última sexta-feira, 6, quando membros da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) resolveu emitir uma nota de repúdio à intromissão do governo Flávio Dino (PCdoB) nas decisões do diretório regional, comandado hoje por Augusto Lobato, que é assessor especial do próprio Dino.
A CNB viu intromissão comunista na escolha de dois membros para o secretariado do governo sem que esses nomes tivessem, ao menos, sido discutidos pela instância partidária. Na visão dos petistas, Flávio Dino nomeia apenas pessoas de sua relação pessoal e força a direção do PT a recebê-los como membros, submetendo a direção estadual aos seus interesses.
A crítica da maior corrente petista desagradou Augusto Lobato, que, em resposta, acusou os críticos de “sarnopetistas” numa referência à participação do PT no governo Roseana Sarney (PMDB). Ocorre que, uma nota articulada pelo próprio Lobato - em contraponto à anterior - traz como signatários exatamente os membros do partido que ocupavam o gabinete do então vice-governador Washington Oliveira, hoje no Tribunal de Contas do Estado por indicação de... Roseana Sarney.
A guerra interna é mais um capítulo no PT maranhense, cada vez mais sem representação e sem nomes que possam fazer a diferença nas disputas majoritárias. E a direção regional, hoje, é a imagem acabada deste novo perfil, submetido, atrelado e submisso às ordens do PCdoB, sem qualquer perspectiva de poder a curto e médio prazo.
E o pior: aparentando satisfação plena com os cargos de segundo e terceiro escalões ofertados pelos comunistas.

Acusando o golpe
O governador Flávio Dino tem demonstrado um incômodo cada vez maior com a movimentação da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) e do senador Roberto Rocha (PSDB).
O comunista, que vinha tentando dar ares de normalidade à sua pré-campanha, parece ter acusado o golpe e passou a atacar os dois adversários.
E tem usado a emissora pública de rádio, jornais e blogs financiados pelo governo para bater forte tanto em um quanto em outro.

Atrelado
Pelo estatuto do Partido dos Trabalhadores, os dirigentes partidários devem se desvincular de qualquer cargo público, seja por mandato ou como assessor ou auxiliar.
O presidente do PT maranhense foi alertado desse detalhe quando conseguiu se eleger, sob influência direta das ações do Palácio dos Leões.
Mas Lobato nem cogitou entregar o emprego de assessor especial - de terceiro escalão - do governo comunista, pedindo ao próprio governador que intercedesse por ele.

Só no PT
O grande problema do vice-governador Carlos Brandão para se manter como companheiro de chapa de Flávio Dino é encontrar um partido que fique na base do governo.
Mas ele não tem garantia alguma no DEM, no PSD, no PP, no PR e mesmo no PSB, hoje totalmente vinculado ao PCdoB.
Foi sugerida até uma entrada no PT, que tem aceitado qualquer nome indicado pelo governador Flávio Dino.

Governo paralelo
A Codevasf passou a fazer no Maranhão ações que contrapõem as do governo Flávio Dino.
São obras de recuperação de estradas, saneamento básico, implantação de sistemas de abastecimento e doação de equipamentos agrícolas em vários municípios.
A companhia - que agora atende a todos os municípios do Maranhão - tem sido a principal fonte de liberação de recursos das emendas dos deputados federais e senadores no estado.

Agiotagem
É mais do que gravíssima a acusação do ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE, sobre a participação do crime organizado nas eleições do Maranhão.
Tema recorrente no estado desde as eleições de 2010, o envolvimento de agiotas e facções criminosas tem sido tratado com certo abafa pelos serviços de segurança.
Sobretudo depois que se descobriram aliados do próprio governo comunista - e apoiadores do seu secretário de Segurança - envolvidos com agiotas maranhenses.

Complexo
O prefeito Edivaldo Júnior (PDT) nomeou de Complexo Viário a nova configuração do trânsito na avenida Guajajaras, inaugurada domingo.
Mas complexo mesmo é o entendimento de motoristas sobre o funcionamento da via, que teve alterado até mesmo o sentido de alguns trechos.
Na manhã de ontem, muitos ainda se confundiam no local, gerando longas caudas, o que, para a SMTT é só uma questão de tempo de adaptação.

DE OLHO

R$ 2 milhões foram gastos pelo governo Flávio Dino na reforma da Clínica Eldorado, e nos alugueis por todo o tempo que a clínica permaneceu fechada.

E MAIS

• Buscando a eleição do filho para a Assembleia Legislativa, o suplente de senador Pinto Itamaraty ainda estuda se fica ou não no PSDB.

• O deputado Wellington do Curso (PP) tem usado a Justiça Federal para desaguar uma série de denúncias contra o governo Flávio Dino; cedo ou tarde, trarão resposta.

• Perguntar não ofende: quando o governo Flávio Dino vai começar a descontar do aluguel o que foi gasto na reforma da Clínica Eldorado?

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.