Tradição

48ª edição da Festa da Juçara tem início no Maracanã

Parque da Juçara fica aberto todos os dias até 29 de outubro, das 8h às 23h, com entrada gratuita; além de saborear o fruto, local tem feirinha de artesanato

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Frequentadores tomam juçara na edição 2017 da festa
Frequentadores tomam juçara na edição 2017 da festa (festa da juçara h)

Uma grande festa recheada de atrações. Assim já pode ser considerada a 48ª edição da Festa da Juçara, iniciada ontem, no Maracanã. A festa foi aberta com uma vasta programação cultural, parque de diversões e feira de artesanato com 57 barracas divididas em dois ambientes - Arena Principal e Praça de Alimentação - com comercialização de comidas típicas e consumo da polpa da juçara. O Parque da Juçara, localizado no Maracanã, fica aberto todos os dias até 29 de outubro, das 8h às 23h, e tem entrada gratuita.

Mayara Marques, presidente da Associação dos Amigos do Parque da Juçara e organizadora do evento, disse que esse é mais um ano de continuação da festa que já é tradicional no Maracanã. “Todos esperam que façamos a festa. Esse é um momento de valorização da cultura e das tradições de nossa cidade. Trabalharemos incansavelmente para que ela continue acontecendo”, enfatizou.

Participaram do evento os estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) do Núcleo de Pesquisa em Inovação, Design e Tecnologia (NIDA). Eles apresentaram joias feitas com o caroço da juçara pelas artesãs locais, após um tratamento especial dado pela equipe.

Gisele Reis, professora de Design da UFMA que faz parte do NIDA, comentou a ideia da produção. “Isso nasceu com meu projeto de mestrado, quando vim para a comunidade e junto com os moradores daqui começamos a desenvolver esse trabalho. Agora, damos continuidade com o projeto que tem servido como fonte de renda para muitas moradores daqui”, disse.

Na festa da juçara o que não pode faltar é gente saboreando a fruta e seus derivados. É o caso de Arivaldo Souza, de 59 anos, morador do João Paulo, mas que não falta um ano. “Sempre venho com minha família, as vezes com minha esposa e as vezes com minha mãe. Venho para fazer o que mais gosto, comer juçara”, comentou.

A Festa da Juçara é uma realização da Associação dos Amigos do Parque da Juçara com apoio da Prefeitura Municipal de São Luis, TV Mirante e Agência Executiva Metropolitana. O projeto tem patrocínio do Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria Estadual de Cultura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.