Proteção imunológica

Vacinação antirrábica tem dia D de ações neste sábado em SL

Campanha começou na sexta-feira (6). No total, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a meta é imunizar até 160 mil animais até o fim deste ano.

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
(Agente imuniza animal no bairro João Paulo)

A vacinação antirrábica na capital maranhense, que começou oficialmente na sexta-feira (6), teve dia D de ações neste sábado (7). De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), este ano, deverão ser imunizados 160 mil animais (cães e gatos). Para facilitar o trabalho, agentes visitarão as residências para aplicação das doses. A vacinação acontecerá até dezembro nas sextas-feiras (durante a tarde) e aos sábados pela manhã.

O começo dos trabalhos aconteceu no Distrito Coroadinho. A mobilização contou com os 245 técnicos da Vigilância Epidemiológica da Semus. No bairro João Paulo, aproximadamente 200 animais foram protegidos em pouco mais de duas horas de trabalho.

O coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), João Batista Pires, informa que devem ser vacinados todos os cães e gatos com idades a partir de três meses, com restrições apenas para animais que estejam doentes ou fêmeas no último mês de gestação. “A raiva é uma doença causada por um vírus mortal tanto ao homem quanto aos animais, e ela é transmitida quando o vírus existente na saliva do animal infectado penetra no organismo. Por isso, é fundamental a vacinação”.

O cabeleireiro Marcelo Dantas, morador do João Paulo, imunizou o seu cão contra a raiva. “É sempre importante saber que o seu animal está protegido. Todos os anos procuro os agentes para vacinar meu cão”, disse.

Saiba mais

De acordo com a Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Semus, o trabalho da gestão municipal está direcionado para manutenção do controle epidemiológico com a oferta permanente da vacina. Por isso, os proprietários de animais que não estiverem em casa durante a visita dos agentes vacinadores deverão procurar na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), localizada na Estrada de Ribamar, nº 5, Forquilha, para realizar a vacinação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.