No trânsito

Quase 80% dos radares eletrônicos já foram aferidos na capital

Segundo o Inmeq, trabalho de verificação deve ser concluído nos próximos dias; no fim de semana, os equipamentos da Avenida Guajajaras serão testados

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Barreiras eletrõnicas estão sendo aferidos por técnicos do Inmeq
Barreiras eletrõnicas estão sendo aferidos por técnicos do Inmeq (pardal)

SÃO LUÍS - O trabalho de aferição dos radares eletrônicos que recentemente foram instalados pela Prefeitura de São Luís em pelo menos oito avenidas da cidade já foi feito em aproximadamente 80% dos novos equipamentos. De acordo com o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), neste fim de semana, deverão ser verificados os radares fixados nas avenidas Guajajaras, Jerônimo de Albuquerque e São Luís Rei de França.

No total, das 54 faixas de vias que são alvos do trabalho de verificação do Inmeq, 42 já receberam a fiscalização, que começou na noite de segunda-feira (2) nos equipamentos instalados na avenida Daniel de La Touche (no trecho que dá acesso ao Cohajap e adjacências). Durante os testes, é verificado por exemplo se o radar instalado está marcando a velocidade na forma correta. Após a confirmação das medições corretas, é emitido um laudo em que o Inmeq autoriza o uso do equipamento.

“São necessários 10 testes em cada faixa para comprovar se o radar instalado está marcando a velocidade de forma correta”, explica o diretor técnico do Inmeq, Zois Gantizas.

De acordo com a Prefeitura de São Luís, após a promoção dos testes em todos os equipamentos, será dado um prazo de 10 a 15 dias para que os motoristas se acostumem com os medidores de velocidade. Após o funcionamento na prática, o motorista – dependendo da via – terá que percorrer o trecho monitorado obedecendo a uma velocidade que varia entre 40 e 60 km/h.

Ou seja, considerando o prazo dado para adaptação pelo Município, a expectativa é de que os novos equipamentos estarão ativos a partir do início do próximo mês. Procurada por O Estado, a Prefeitura de São Luís não confirma oficialmente o prazo.

A Prefeitura iniciará a operacionalização dos novos equipamentos com atraso já que, de acordo com o secretário titular da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Canindé Barros, os radares estariam em funcionamento no início do último mês de agosto. O Município não informou o porquê do atraso, no entanto, o Inmeq confirmou a O Estado por meio de nota encaminhada no dia 7 de setembro deste ano que a notificação oficial por parte da Prefeitura solicitando do órgão a fiscalização somente foi recebida no dia 31 de agosto deste ano.

Saiba Mais

Cuidados

Enquanto os equipamentos não estão em funcionamento, motoristas da capital maranhense estão com receio e circulam com cuidados nos pontos em que a estrutura de câmeras e radares já foi montada (casos, por exemplo, das avenidas Colares Moreira, Jerônimo de Albuquerque, Daniel de La Touche e Carlos Cunha).

Número

R$ 15 milhões é o valor do contrato entre a Prefeitura e a empresa mantenedora da fiscalização eletrônica de SL

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.