Outubro Rosa

Hospital São Domingos realiza Campanha Outubro Rosa

O hospital conta, ainda, com uma equipe de mastologistas experientes e um time de radiologistas especializados em exames de imagem das mamas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

Visando alertar a sociedade sobre o câncer de mama e incentivar a prevenção à doença, o Hospital São Domingos (HSD) promove anualmente a campanha Outubro Rosa. Neste ano, a mobilização tem como tema: "Um toque de amor próprio faz muito bem. Previna-se!". Durante todo este mês, o HSD promove palestras para colaboradores e a população em geral e outras ações de conscientização. O Hospital está todo mobilizado em prol da causa e oferece equipe profissional qualificada e exames especializados para diagnóstico precoce da doença, que no Maranhão atinge 700 mulheres por ano. E este ano, o HSD incluiu em sua programação a Corrida Outubro Rosa, para ampliar as ações de sensibilização da sociedade para a prevenção ao câncer de mama.

Acreditado internacionalmente, o Hospital São Domingos oferece serviços avançados para diagnóstico da doença, como ultrassonografia, punção, biópsia, PET-CT, ressonância magnética e o moderno aparelho de mamografia digital do Maranhão, a Tomossíntese Mamária, que fornece imagens em diferente ângulos da mama em cortes finos de 1mm de espessura e altíssima resolução, podendo ser estudadas individualmente e com maior precisão. É uma opção valiosa e inovadora com mais exatidão na detecção precoce do câncer de mama.

O hospital conta, ainda, com uma equipe de mastologistas experientes e um time de radiologistas especializados em exames de imagem das mamas, além de uma infraestrutura de excelência composta por uma UTI de ponta, serviço de quimioterapia e em breve será inaugurado o serviço de radioterapia, estruturado com os mais modernos equipamentos para tratamento do câncer e profissionais altamente capacitados para melhor atender o paciente.

Segundo a coordenadora do Serviço de Mastologia do Hospital São Domingos, Ana Gabriela Caldas, a prevenção é sempre a melhor opção contra o câncer de mama. Se diagnosticado precocemente, as chances de cura podem chegar a quase 100%. "Essa é uma campanha mundial em que nós chamamos a atenção das mulheres para o diagnóstico precoce do câncer de mama e uma das formas é a realização dos exames de prevenção. Durante este mês, chamamos a atenção das mulheres para que elas busquem auxílio com um profissional da área da saúde para esclarecer dúvidas e questionamentos sobre a doença", diz.

A médica afirma que em outubro, os profissionais da área de saúde reforçam a necessidade da prevenção câncer de mama, mas que a mulher deve lembrar que essa preocupação precisa ocorrer o ano todo. "O compromisso com a saúde da mama deve durar o ano todo", reforça Ana Gabriela.

Corrida Outubro Rosa

Como parte das ações de mobilização pela causa, este ano será realizada a Corrida Outubro Rosa Hospital São Domingos. Com percurso de 5km e 10km, a ação será realizada no dia 29 de outubro, às 7h, com largada na Praça dos Pescadores, na Avenida Litorânea. As inscrições podem ser feitas através do site do hospital.

Saiba mais

O câncer de mama é uma doença que surge a partir da multiplicação de células anormais da mama, resultando em um tumor. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil responde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.