Microempresas

Maranhão tem cerca de 170 mil micro e pequenas empresas

Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa é comemorado hoje, com dados positivos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
João Martins destaca o papel do microempreendedor
João Martins destaca o papel do microempreendedor

As cerca de 170 mil micro e pequenas empresas no Maranhão comemoram hoje, 5, o dia nacional desse importante segmento da economia local, que responde por mais de 94% das empresas formalizadas e por quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Em todo o Brasil são mais de 12 milhões de empreendimentos.

Quanto aos setores de maior atuação dos pequenos negócios, tanto no Brasil quanto no Maranhão, 45,7% estão, principalmente, em atividades de comércio e serviços (38,5%). Em 2010, o Maranhão tinha pouco mais de 60 mil microempresas e microempreendedores individuais ativos. No final do no passado, esse número já estava em quase 168 mil empreendimentos, representando aí um aumento de 278% em seis anos.

“O advento do Microempreendedor Individual fortaleceu o segmento, dando a oportunidade de formalização para quem, antes, atuava no mercado como informal, nas mais diversas atividades. Hoje, em menos de 10 anos, esse número já soma 7 milhões em todo o Brasil e mais de 94 mil no Maranhão”, ressalta o diretor superintendente do Sebrae estadual, João Martins.

O Sebrae, que atua para fortalecer o segmento no país, trabalhando a gestão dos pequenos negócios, também atua como articulador de políticas públicas. Há 10 anos, por exemplo, os pequenos negócios brasileiros recebiam uma grande notícia: a aprovação da Lei Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte - Lei Complementar nº 123/2006 - uma política pública voltada para a promoção do desenvolvimento do segmento no país, que oportunizaria um ambiente propício ao nascimento, crescimento e sustentabilidade desses negócios no mercado, resultando no aquecimento da economia dos municípios.

“Nos últimos 10 anos, contabilizamos avanços significativos que fortaleceram as micro e pequenas empresas, a exemplo do Simples Nacional - um sistema de unificação e redução tributária, instituído pela Lei Geral e que, hoje, já beneficia 10,7 milhões de empresas no Brasil. Uma década de conquistas, onde os pequenos tornaram-se grandes e transformaram-se nos maiores empregadores do país, com mais da metade da força de trabalho formalizada e mais de 95% da representatividade empresarial brasileira”, ressalta João Martins.

Para o Sebrae, a Lei Geral é uma legislação viva, visto ser continuamente atualizada e adaptada aos novos modelos de negócios, aos fatores econômicos de cada época, assim como às demandas dos empresários, tendo como objetivo proporcionar mais benefícios aos pequenos negócios, garantindo-lhes competitividade, desenvolvimento e um ambiente menos burocrático.

“Em 2015, quando lançamos o Movimento Compre do Pequeno Negócio, os maranhenses aderiram à campanha e compreenderam nossa mensagem, que mostrou a importância de comprar de um pequeno negócio. A partir de então, deixamos sempre claro para as pessoas que ao comprar de uma pequena empresa, se contribui para melhorar a sua cidade e o seu bairro, ajudando na geração de mais empregos e renda. É por isso que os pequenos negócios contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento da economia do país”, explica o superintendente.

Números

170

Mil micro e pequenas empresas atuam hoje em todo o estado, contribuindo para a geração de empregos

94%

Das empresas formalizadas no Maranhão são representadas pelo segmento das micro e pequenas empresas

30%

É a participação do segmento das micro e pequenas na formação do Produto Interno Bruto (PIB) do estado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.