Hora do desembarque

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

Até o fim da semana passada, membros do PSDB do Maranhão trabalharam com a possibilidade de evitar a volta do senador Roberto Rocha ao partido, já que o retorno dele acarretaria mudanças de postura da legenda em relação ao governo comunista de Flávio Dino (PCdoB).
Por meio de sua assessoria, Carlos Brandão dizia que ainda não havia se reunido com Tasso Jereissati, presidente nacional tucano. Neto Evangelista, que é do primeiro escalão do governo comunista, usava verbos na condicional para dizer que poderá deixar o PSDB. Deputados estaduais como Sérgio Frota e Marcos Caldas reclamavam de não terem sido ouvidos pela direção nacional.
O fato é que os tucanos de bico duro não quiseram saber de argumentos sobre crescimento do partido graças à aliança com o PCdoB. Filiaram Roberto Rocha ao PSDB e virão, em breve, ao Maranhão para ato simbólico de filiação, e também para dar ao senador o comando do partido no estado.
Na solenidade oficial de filiação ocorrida ontem, em Brasília, tanto Jereissati quanto Geraldo Alckmin, Marcone Pirilo e José Serra deixaram claro que Roberto Rocha é o nome do partido no Maranhão.
Agora resta a Brandão, Evangelista e a todos os demais tucanos apaixonados pelos comunistas esquecerem o “amor” iniciado em 2014 com Flávio Dino ou deixar os quadros do PSDB.
E se escolherem a saída ao desembarque do colo comunista, esses tucanos terão que trilhar um caminho que garanta a eles vitória em seus projetos políticos.

Ausentes do MA
No ato de filiação de Roberto Rocha ao PSDB estavam presentes figuras de destaque nacional.
Além do presidente nacional tucano, Tasso Jereissati, prestigiaram a solenidade ministros, deputados federais, senadores e governadores.
Só não foram vistos mesmo tucanos do Maranhão. Nem o primeiro suplente de senador de Roberto, Pinto Itamaraty, apareceu para prestigiar o novo colega.

Presentes do MA
Do Maranhão mesmo, só o ex-prefeito Sebastião Madeira, um dos articuladores para a volta de Roberto Rocha ao PSDB.
Outros maranhenses que apareceram não são do PSDB. Estavam no ato o vereador do PSB Estevão Aragão e Ildo Marques, ex-prefeito de Imperatriz.
O ex-prefeito de Açailândia Wildemar e o ex-secretário de Roseana Sarney Fábio Gondim também prestigiaram a solenidade.

Unidade
O desembargador José Joaquim Figueiredo, eleito presidente do Tribunal de Justiça, afirmou que trabalhará pela harmonia entre os Poderes no Maranhão.
O magistrado destacou o clima de cordialidade e respeito entre os desembargadores que compõem a Corte e rechaçou influência na sua administração.
- Ninguém aqui vai pensar que haverá benefício de A ou de B. O Poder Judiciário vai continuar íntegro e respeitando a sociedade - disse.

Sem trauma
José Joaquim Figueiredo descartou qualquer tipo de desconforto com a desembargadora Nelma Sarney, adversária do pleito de ontem para a Mesa Diretora.
Após a eleição, ele afirmou que não há qualquer “rusga” entre ele e a magistrada e disse que trabalhará em unidade no TJ.
- Pelo contrário, não há rusga com ninguém. Os 26 colegas estarão comigo, compartilhando o dia a dia de nossa gestão - completou.

Suplência
O suplente de deputado Domingos Erinaldo Sousa, o Toca Serra (PTC), assumiu mandato ontem, na Assembleia Legislativa.
Ele substitui o deputado Edivaldo Holanda (PTC), pai do prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, que tirou licença de 121 dias do Parlamento.
Essa é a segunda vez que Toca Serra assume o posto na atual legislatura. Em 2015, ele havia ocupado a cadeira de Holanda.

Sem acordo
A bancada de oposição conseguiu barrar, na sessão de ontem, a aprovação de um requerimento para tramitação em urgência do projeto de lei nº 213/2017, que trata da renegociação de dívidas do Estado com o BNDES.
A proposta é de autoria do Poder Executivo e uma das prioridades do governador Flávio Dino (PCdoB).
Uma solicitação de informações encaminhada à secretária do Planejamento, Cynthia Mota Lima, há 10 dias, ainda não foi atendida pelo governo.

Cobrança
Os deputados Wellington do Curso (PP) e Graça Paz (PSL) têm cobrado maior qualidade nas obras do Programa Mais Asfalto, do Governo do Estado.
Wellington chegou a denunciar a má qualidade do asfalto ao TCU e à CGU. O parlamentar pediu intervenção dos órgãos.
Graça Paz também alertou para a rápida deterioração do material utilizado nos serviços. - A oposição está prestando um grande serviço à população do Maranhão ao questionar a qualidade dessas obras - disse.

DE OLHO

R$ 60 mil é o valor do aluguel pago pelo Governo do Estado por um imóvel na Estrada da Maioba para abrigar a Central de Abastecimento Farmacêutico

E MAIS

• O desembargador eleito presidente do TJ, José Joaquim, afirmou que levará “detratores” às barras da Justiça.

• Depois da polêmica criada sobre a autoria de obras do Mais Asfalto, entre Governo e Município de São Luís, a Prefeitura criou o Programa “Asfalto na Rua”.

• Edivaldo segue em 2017 com certa independência em relação ao Palácio dos Leões, que o “abraçou” em 2016.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.