Direito

Aberta hoje a Jornada Jurídica da UNDB em São Luís

Evento, que será aberto a parir das 14h, no Hotel Luzeiros, receberá até amanhã nomes importantes do país do Poder Judiciário. Em discussão, temas ligados ao Direito Processual Penal

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Antônio Carlos de Almeida Castro participa da abertura do evento
Antônio Carlos de Almeida Castro participa da abertura do evento (Antônio Carlos de Almeida Castro participa da abertura do evento)

SÃO LUÍS - A cidade de São Luís recebe, a partir de hoje,5, a 13ª edição da Jornada Jurídica da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco. O evento, que será aberto a partir das 14h, no Hotel Luzeiros, discutirá temas ligados ao Direito Processual Penal e o impacto de decisões recentes da magistratura na sociedade brasileira. De acordo com os organizadores, as atividades serão encerradas amanhã,6.

A abertura dos trabalhos se dará com o painel de abertura intitulado: “Colaboração premiada no Direito Processual Penal Brasileiro”, que contará com a participação do advogado Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay) e do desembargador federal Ney de Barros Bello Filho. Em seguida, às 16h, ocorrerá o painel que abordará as diretrizes sobre o projeto do novo código de processo penal. Por fim, o primeiro dia de discussões será encerrado com o painel que debaterá as implicações do direito no combate aos crimes voltados para o gênero feminino.

Amanhã,6, os trabalhos começarão às 14h com a conferência “Processo Penal na superior instância”, com o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marcelo Navarro Ribeiro. Às 15h, outro tema de suma importância para a sociedade – as novas determinações sobre prisões cautelares – também será abordado pelo ministro do STJ, Rogério Schietti.

Às 16h30, acontecerá a conferência “As quebras de sigilo na jurisprudência do STJ”, com a participação do ministro do STJ, Sebastião Reis. Às 17h230, ocorrerá o lançamento do livro “Prisão Cautelar – Dramas, Princípios e Alternativas”, de autoria do ministro Rogério Schietti. O encerramento das atividades será às 19h, com a discussão acerca do sistema político atual vigente e regras para financiamento de campanhas eleitorais, com a participação do procurador da República, Nicolao Dino.

Novidade

Além de receber diversos nomes do setor jurídico brasileiro, a Jornada Jurídica também apresenta uma novidade e abriu a possibilidade até hoje,5, de inscrições para estudantes do Ensino Médio. Para outras informações, basta acessar o endereço eletrônico: www.undb.edu.br.

Programação

Hoje - 5/10

14h - Painel de Abertura: Colaboração Premiada no Direito Processual Penal Brasileiro com Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay) e Ney de Barros Bello Filho

16h - Painel O Projeto de Novo Código de Processo Penal (PL 8045)

19h - Painel: Criminologia, Direito Penal e Feminismo: violência doméstica e feminicídio /Cárcere e compensação penal no Brasil: uma perspectiva de gênero.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.