Outubro Rosa

A cada três novos casos de câncer de mama no estado, um é em SL

Dados do Inca mostram que são registrados anualmente 240 novos casos na capital; ano passado, foram 650 novos casos da doença no MA

Thiago Bastos / O Estado

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Ações serão realizadas em São Luís dentro da programação do Outubro Rosa
Ações serão realizadas em São Luís dentro da programação do Outubro Rosa (cancer de mama / outubro rosa)

SÃO LUÍS - Levantamento obtido por O Estado e com base em estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta que, a cada três novos casos de câncer de mama registrados no estado, um é referente a uma paciente da capital maranhense. De acordo com o relatório do Inca, a cada ano, surgem 240 novos casos da doença no território ludovicense, o que representa pouco mais de 36% do total de ocorrências do estado.

Somente no ano passado, segundo o Inca, foram registrados 650 novos casos de câncer de mama no Maranhão, sendo um dos tipos de câncer mais comuns no estado e superado apenas pelo câncer de colo de útero que, em 2016, registrou 970 novos casos. Ainda de acordo com o Inca, o número de casos inéditos de câncer de mama esperados para o território brasileiro é de 57.960.

De acordo com os especialistas, uma das razões para o alto índice de casos de câncer de mama no estado e, por consequência, na capital maranhense é a falta de prevenção. “Por essa razão, é importante que a mulher invista no autoexame, para descobrir se está ou não com a doença o quanto antes”, disse a mastologista, Gláucia Mesquita.

Eventos

Em São Luís, para combater o câncer de mama, uma série de programações alusivas ao Outubro Rosa está prevista. A Prefeitura, por exemplo, abrirá a programação oficial do mês alusivo ao câncer de mama no próximo sábado (7), a partir das 9h, no Hospital da Mulher. Na ocasião, serão oferecidas consultas nas áreas de mastologia e ginecologia, com a realização de exames preventivos de mama e coleta de material.

Por essa razão, é importante que a mulher invista no autoexame, para descobrir se está ou não com a doença o quanto antes”Gláucia Mesquita, mastologista

Além de oferecer, durante todo este mês, atendimento voltado para a prevenção do câncer de mama, o Município também facilitará o processo de marcação de consultas na área de mastologia. A partir da próxima segunda-feira (9), a paciente que desejar o serviço não deverá procurar a Central de Marcação de Consultas (Cemarc), já que o agendamento poderá ser feito diretamente em qualquer unidade de saúde da rede pública.

Outras programações

Hoje ( 5), a partir das 8h, na Unidade Materno Infantil – em São Luís – será realizada uma ação educativa com a distribuição de panfletos informativos e doação de lenços. O evento é organizado pelo Hospital Universitário da UFMA, em parceria com o Hospital Aldenora Bello.
A ação também será voltada para a solidariedade, já que camisas alusivas ao Outubro Rosa serão vendidas e os valores arrecadados serão usados para compra de próteses de reconstrução mamária. Para encerrar a atividade, acontecerá a palestra “Câncer de mama: importância do diagnóstico e tratamento” que será ministrada pelo mastologista Diego Trabulsi.

Tratamento

O diagnóstico precoce é importante para o tratamento da doença, isto porque quanto menor o tamanho da doença menos agressivo será o tratamento e com mais chances de cura, podendo alcançar até 95%. Atualmente, mais de 30% dos tumores são descobertos já em estágio avançado, o que diminuem as chances da paciente na luta contra a doença.

Números

36,7% dos casos novos de câncer de mama no MA são registrados na capital, São Luís

640 novos casos da doença no estado surgem anualmente

Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.