Independência

Rei da Espanha diz que líderes catalães violaram leis e Estado

Região autônoma realizou referendo pela independência no último domingo. Ontem, 700 mil se manifestaram contra violência policial durante o ato

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Manifestante exibe bandeira separatista da Catalunha durante ato ontem em Barcelona
Manifestante exibe bandeira separatista da Catalunha durante ato ontem em Barcelona (Manifestante exibe bandeira separatista da Catalunha durante ato ontem em Barcelona)

ESPANHA - Dois dias após o referendo independentista na Catalunha, o Rei Filipe VI criticou a conduta dos líderes catalães, dizendo que eles violaram as leis do Estado espanhol e demonstraram uma "deslealdade inadmissível".

"Com as suas decisões, violaram de forma sistemática as normas aprovadas legal e legitimamente, demonstrando uma deslealdade inadmissível em relação aos poderes do Estado", disse Filipe VI em pronunciamento transmitido pela televisão.

"Diante desta situação de extrema gravidade, é responsabilidade dos legítimos poderes do Estado assegurar a ordem constitucional e o normal funcionamento das instituições", afirmou.

Na Catalunha, uma greve foi convocada para esta terça-feira por grupos pró-independência em protesto contra a repressão e afetou os setores de transporte público e serviços básicos na região.

Cerca de 700 mil pessoas protestaram em Barcelona, capital da região autônoma. Os manifestantes se mobilizam em diferentes protestos organizados por toda a cidade, com gritos de "fora as forças de ocupação" em referência aos agentes da Guarda Civil e a Polícia Nacional destacados pelo governo central para impedir o referendo.

Crise

A Espanha vive uma de suas piores crises políticas dos últimos 40 anos, desde que o executivo separatista catalão decidiu organizar este referendo de autodeterminação apesar de sua proibição.

O governo espanhol considera o referendo ilegal, reivindicando que a Constituição declara que o país é indivisível, e diz que ele não irá ocorrer.

Os dirigentes catalães garantem que venceram o referendo com 90% dos votos - 2,02 milhões de apoios sobre um censo de 5,3 milhões de eleitores - e agora querem declarar a independência de maneira unilateral.

Centenas de policiais interviram no domingo em centros de votação, utilizando cassetetes para dispersar os militantes concentrados na frente desses espaços para protegê-los e conseguir realizar a votação. Maisde 800 pessoas ficaram feridas.

Na segunda, 2, o líder da região, Carles Puigdemont afirmou que a Catalunha vai criar uma comissão especial para investigar as alegações de abuso pela polícia espanhola. As cenas de violência causadas por táticas violentas por parte das forças de segurança receberam condenação internacional e também despertaram a atenção da Organização das Nações Unidas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.