Mudança

Chapa 2 vence eleições para o Conselho Regional de Enfermagem

Pleito foi realizado no último domingo,1º, com a vitória da Chapa Acorda Enfermagem, com proposta de renovação, liderada por Patrick Gomes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Integrantes da chapa que venceu eleições do Conselho de Enfermagem
Integrantes da chapa que venceu eleições do Conselho de Enfermagem (Integrantes da chapa que venceu eleições do Conselho de Enfermagem)

SÃO LUÍS - O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão realizou, no último domingo,1º, as eleições para o triênio 2018-2020 e a Chapa 2 - Acorda Enfermagem, formada por 18 integrantes, foi a vencedora. Durante a campanha, a chapa representava a proposta da renovação, pois nenhum dos membros teve cargo no Conselho ou no sindicato de classe.

Segundo o enfermeiro, professor e novo presidente do Conselho, Patrick Gomes, todas as propostas que serão postas em prática são fruto de diálogo aberto com a classe e seguem a ideologia do movimento criado há três anos por ele, juntamente com seus alunos. “Somos membros egressos do movimento ‘Acorda Enfermagem’, e atuamos pela causa no geral. O movimento nasceu para que lutássemos por uma representatividade com maior força. Hoje, somos a maior classe profissional do Brasil, e a segunda do mundo, pois só perdemos para os comerciantes. No entanto, somos pouco representados. Nossa profissão é penosa e insalubre”, disse Patrick Gomes.

Propostas

Patrick Gomes disse que, atualmente, o Conselho de Enfermagem representa 50 mil profissionais e, por essa razão, as propostas oferecidas na campanha pela chapa eram inovadoras e foram copiadas de outros estados, tendo conquistado o aval dos eleitores. “Entre outras coisas, nós lutaremos pela descentralização das fiscalizações. Hoje, os donos de instituições pegam muitos pacientes para poucos profissionais, e já há uma lei que regulamenta isso. Nós não temos três anos de ações, mas três anos de compromissos”, declarou.

Entre outras propostas da Chapa vencedora vai criar a proficiência (que visa garantir o aprendizado continuado para os profissionais de Enfermagem), escolher democraticamente os representantes das subseções, melhorar o atendimento prestado pelo Coren ao profissional e lutar pela redução da carga horária (em 50% para responsável com filho com necessidades especiais sem prejuízo remunerado).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.