Trânsito

Começa a aferição de radares e barreiras eletrônicas em São Luís

Inmeq faz, desde ontem, a verificação dos equipamentos que monitoram a velocidade dos veículos com o objetivo de garantir a precisão das medições

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Radares e demais equipamentos que foram instalados pela SMTT estão sendo aferidos pelo Inmeq
Radares e demais equipamentos que foram instalados pela SMTT estão sendo aferidos pelo Inmeq (radar / pardal)

SÃO LUÍS - O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA) iniciou, na noite de ontem, a verificação metrológica de radares e barreiras eletrônicas instaladas em São Luís. O objetivo é assegurar a precisão das medições dos instrumentos. O Inmeq-MA é um órgão delegado, no Maranhão, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), uma autarquia federal.

A verificação começou na Avenida Daniel de La Touche, no Cohajap, e até o dia 13 deste mês, serão verificadas 54 faixas de vias localizadas em oito avenidas. A ação acontecerá no período da noite para não prejudicar o trânsito, pois o trabalho exige a interdição parcial da via.

Os radares e barreiras eletrônicas a serem verificados estão instalados nas avenidas Daniel de La Touche, Colares Moreira, Guajajaras, Santos Dumont, Lourenço Vieira da Silva, Marechal Castelo Branco, São Luís Rei de França e Carlos Cunha. A verificação atende ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria 115/1998 do Inmetro.

O diretor técnico do Inmeq-MA, Zois Gantzias, comentou sobre os passos dessa verificação inicial. “Após a verificação metrológica, o equipamento receberá lacre, laudo e certificado do Inmeq-MA, comprovando que as marcações de velocidade estão corretas”, disse. Ele informou ainda que, depois de um ano, esses equipamentos serão submetidos a novo exame.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que os fotossensores estão sendo aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). E que, tão logo seja concluída essa etapa, haverá a divulgação a respeito do funcionamento dos equipamentos.

Saiba Mais

Tecnologia mais moderna

Os 30 novos fotossensores instalados em São Luís têm tecnologia mais moderna. Também são mais resistentes às ações de corrosão, o que é um diferencial em uma cidade como São Luís, com forte influência das correntes marítimas. As câmeras, de acordo com a SMTT, serão interligadas a uma central de monitoramento elaborada especialmente para verificar as imagens.

Instalação dos novos equipamentos

Os novos equipamentos - cuja instalação elétrica está a cargo da empresa Sigvias Instalações e Construções Ltda - começaram a ser fixados no dia 4 de agosto. A primeira via a receber os dispositivos foi a Avenida Daniel de La Touche, no conjunto semafórico situado ao lado de uma escola particular e a poucos metros do Elevado da Cohama. De acordo com a SMTT, se trata de um dos trechos mais críticos e sujeitos a acidentes da cidade. Somente na Daniel de La Touche, serão três fotossensores instalados.
A secretaria confirmou ainda que os motoristas somente estarão expostos ao pagamento de multas, em caso de infrações flagradas pelos novos fotossensores, em até 30 dias. Os antigos equipamentos de controle de velocidade de veículos foram retirados
em abril deste ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.