Projeto

Culinária terapêutica traz qualidade para crianças

Projeto Sabores da Vida conta com uma equipe de profissionais da área de saúde, que vem desenvolvendo ações humanizadas que estão melhorando a vida de crianças com deficiência e também de seus familiares em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Oficina de Arte foi realizada no Hospital Nina Rodrigues como parte das ações do Sabores da Vida
Oficina de Arte foi realizada no Hospital Nina Rodrigues como parte das ações do Sabores da Vida (sabores)

estos simples de carinho que carregam lições, brincadeiras que divertem e estimulam o pensamento. Foi assim a tarde especial que aconteceu na última sexta-feira 29, na Oficina de Arte Culinária do Hospital Nina Rodrigues, ação que faz parte do Projeto Sabores da Vida, que reúne crianças e adolescentes com diferentes deficiências.
Cada ação tem apenas um objetivo: melhorar a qualidade de vida de crianças com deficiência. E cada pequeno aprendizado é uma grande vitória. O Projeto Sabores da Vida é idealizado pela publicitária e assessora de comunicação Carol Freire e pelo psicólogo Ruy Cruz que desenvolvem várias outras atividades dentro do projeto, e contam com equipe de profissionais da área de saúde.
“Além das deficiências existe a beleza, a alegria, a infância, e o direito à igualdade. E estamos desenvolvendo o acolhimentos destas famílias, buscando fazer um trabalho voltado para a estimulação, o aprendizado e geração de renda própria. A diferença das crianças especiais para as “normais” são as limitações. Elas têm todo o direito, como qualquer criança, a estar em um parque, a brincar ao ar livre, a circular pelos locais públicos. E para garantirmos o seu direito, é preciso ocupar estes espaços e mostrar na prática, a necessidade da acessibilidade”, declarou Carol Freire.
A publicitária também destacou a importância de cada ação no desenvolvimento das crianças. “Cada criança tem o seu tempo e todas têm algo muito especial para doar, seja um sorriso, um olhar ou um simples gesto, e a melhora é significativa”.
O secretário de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula, destacou a importância deste projeto para as famílias, não somente pela dimensão terapêutica, mas também por humanizar o tratamento, o cuidado, o que é perceptível na melhoria tanto das crianças quanto dos familiares.
“É um projeto diferente feito, sobretudo, com o coração. O ganho para cada criança, cada mãe e pai não tem como dimensionar, isso na perspectiva sempre de humanizar o tratamento, o cuidado e de olhar estas crianças que eram invisíveis para o sistema e para o Estado. Um projeto articulado entre várias esferas é isso que dá certo, é isso que a gente propõe”, afirmou.
Atividades
A dona de casa Gilmara Muniz, 38 anos, moradora da Cidade Olímpica, mãe do Caio, diagnosticado com paralisia cerebral, emocionada, fala das atividades que vêm sendo desenvolvidas. “O projeto mostra para a sociedade que eles não são apenas crianças com deficiências. Primeiro, eles são crianças com direito e vontade de brincar. Além de me proporcionar um curso de culinária com a doce Vovó Lourdes, conheci várias outras mães e juntas hoje somos uma família. Estou sem palavras para agradecer a iniciativa dos idealizadores, pela oportunidade deste momento único com meu filho, por todas as ações louváveis e por este olhar de esperança para nós mães”, disse.
O Sabores da Vida vem desenvolvendo ações, objetivando a geração de renda própria, com oficinas de culinárias ministradas pela instrutora Vovó Lourdes. São receitas criativas, fáceis de fazer já descritas nos livros e apostilas da monitora, ações objetivando também o lazer como a recente tarde na Lagoa com o piquenique, e o momento da fotografia, valorizando o conceito de beleza, alegria, positividade e eternizando momentos.
A dona de casa Jocelina, mãe do Endrel, de 14 anos, participa pela primeira vez do evento e fala desta nova experiência que esta vivenciando com seu filho. “A gente consegue ver a alegria nos olhos dele, é muito emocionante perceber isso de volta, porque não é fácil a gente viver uma vida assim cheia de limitações e muita dificuldade. A gente passa muito tempo em hospitais, em centro de reabilitação, em terapias e quando a gente consegue sair de casa, ir para um lugar assim, ou para uma praça no momento onde tem muita alegria, muita vibração positiva, é outro mundo, isso tudo é amor, somente muito amor define a iniciativa”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.