Acusando o golpe

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

Depois de passar uma semana inteira negando os fatos – como sempre faz, antes de admitiro óbvio – o governador Flávio Dino (PCdoB) sucumbiu aos fatos e admitiu que seus mil dias de governo têm muito na propaganda e pouco na prática.
Ao declarar em artigo que, “sob qualquer ponto de vista o Maranhão está melhor que antes”, Dino diz ao povo, ainda que por vias tortas, que não cumpriu o que prometera em campanha.
A declaração do governador é de uma obviedade ululante. É claro que não apenas o Maranhão, mas muitos lugares da terra, hoje, estão melhores do que antes. Essa mudança é resultado direto da melhoria nas condições sanitárias, do avanço da tecnologia e das novas ferramentas de conforto disponíveis em qualquer lugar da terra, estando ou não sob a égide do comunismo.
Mas não foi uma melhora sistêmica que Dino prometeu. Ele prometeu mudar o Maranhão em todos os seus aspectos. E para usar a mesma expressão do governador comunista, “sob qualquer ponto de vista”, a mudança não chegou ao Maranhão.
Seus mil dias de ação no comando do estado são retratados por perseguição a adversários, autoritarismo em relação às instituições, castração da imprensa e fechamento de obras e serviços que vinham em pleno andamento na gestão anterior.
O artigo de Dino é uma espécie de mea culpa típico dos arrogantes, quando, mesmo sem admitir, a pessoa demonstra que acusou o golpe das críticas. Comportamento típico do comunista que ora ocupa o Palácio dos Leões.

Ataques
Incapaz de conviver com críticas, o governador Flávio Dino usou sua metralhadora midiática contra o ministro Sarney Filho no fim de semana.
Tudo porque o ministro ousou dizer que as promessas de campanha do comunista ainda não foram vistas no Maranhão.
Dino tenta desqualificar qualquer um que ouse apresentar contraponto aos seus mil dias de mandato no estado.

Afronta
Promotor que assinou o Caso Sefaz sob as ordens do governador Flávio Dino, Paulo Roberto Ramos parece incansável na arte de gerar atritos institucionais.
Ele agora ataca diretamente a Defensoria Pública e diz que os advogados que compõem esse tipo de serviço público dão força ao crime.
A posição do promotor atrelado ao governo gerou nota de repúdio da Associação de Defensores Públicos.

Trecho ruim I
Um dos trechos mais conturbados do trânsito de São Luís pode, finalmente, viver uma nova realidade nos próximos meses.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte iniciou no sábado, 30, a requalificação da avenida Jerônimo de Albuquerque.
O trecho crítico fica situado entre o viaduto da Cohama e a entrada para o bairro Maranhão Novo.

Trecho ruim II
Resta saber como os motoristas que por ali trafegam reagirão aos transtornos a partir desta segunda-feira, 2.
A mudança na Jerônimo de Albuquerque será nos dois sentidos, com alargamento das pistas e retirada de canteiro central e alças de retorno nos dois sentidos.
O trecho ganhará retornos de quadra, para facilitar o fluxo de trânsito e garantir a segurança do pedestre.

Inelegível
O prefeito de Bacabal, Zé Vieira, só está se mantendo no mandato por causa de um recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.
Na semana passada, Vieira teve dois revezes no plano judicial: foi declarado inelegível pelo STJ e teve o mandato cassado pelo TRE.
Com as duas decisões, o mais provável é que o prefeito cassado só fique no cargo até, no máximo, o final deste ano.

Dois caminhos
A Justiça Eleitoral deve decidir se convoca outra eleição para Bacabal ou se empossa o segundo colocado, deputado Roberto Costa (PMDB).
Na argumentação dos advogados de Vieira, como ele obteve mais de 50% dos votos, deve haver outra eleição.
Mas a defesa de Costa entende que a inelegibilidade de Vieira é anterior ao pleito, o que garante sua vitória na eleição.

DE OLHO

R$ 2 milhões é o total em emendas de parlamentares indicadas para o hospital Aldenora Bello que o governador Flávio Dino se recusa a liberar por ser de autoria da oposição

E MAIS

• A quem o procura para saber do futuro no PSDB, o prefeito Luis Fernando responde a mesma coisa: “Não tenho condições de romper com Flávio Dino”.

• O presidente da Câmara Municipal, vereador Astro de Ogum, deve abrir mão da disputa em 2018 para viabilizar mais um período no comando da Casa.

• Mesmo sem nomes para indicar, o PT maranhense quer porque quer compor a chapa do governador Flávio Dino como candidato a vice.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.