Exposição

Leilões e shoppings de animais movimentarão a Expoema

Maior vitrine do setor agropecuário maranhense, a exposição será realizada de 14 a 21 de outubro, no Parque Independência, com vasta programação técnica voltada para criadores e também entretenimento com shows para a população em geral

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

A programação da 60ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), que será realizada de 14 a 21 de outubro, no Parque Independência, terá três leilões e dois shoppings de animais, como uma das atrações que irão movimentar a capital maranhense e o setor agropecuário.
O presidente da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), entidade organizadora da Expoema, Ivaldeci Mendonça, informou que a programação terá foco totalmente técnico, pautado na transferência de tecnologia e conhecimentos, por meio de cursos e palestras técnicas. “A Expoema estará voltada para levar informação aos criadores e seus empregados por meio de cursos e palestras”, destacou.
A poucos dias do início da Expoema, Ivaldeci Mendonça afirma que o Parque Independência está totalmente pronto para receber a exposição, que é a maior vitrine do setor agropecuário maranhense, e que este ano tem confirmadas as participações de criadores de outros estados, como do Rio Grande do Norte, Pará e Piauí.
A Expoema é oportunidade de grandes negócios para criadores e expositores com a comercialização de animais e produtos, como sementes, vacina, medicamentos, máquinas, tratores e demais implementos agrícolas.
Uma das novidades é um espaço dedicado exclusivamente à comercialização direta entre os criadores durante toda a realização do evento, a exemplo do Shopping Expoema, com a oferta de lotes de animais das raças de nelore, gir, tabapuã, quarto de milha, mangalarga marchador, brahman, além de caprinos, ovinos, muares e jumentos pega.
Também haverá o Horse Shop, espaço para comercialização de animais quarto de milha linhagem vaquejadas e ainda para provas de tambor e corrida. A aquisição dos animais poderá ser feita com pagamento de uma entrada mais 29 parcelas.
“Queremos oferecer um ambiente de aprendizado e de fomento para o criador”, explicou Ivaldeci Mendonça, lembrando que a Expoema é um evento para atender o segmento de forma indistinta. “Aqui, do pequeno ao grande produtor, todos têm oportunidade”, assegurou.

Leilões
Um dos momentos mais esperados da Expoema são os leilões. O primeiro deles é Leite & Tropas de Elite, que acontecerá dia 19 de outubro, às 20h, com a oferta de animais das raças gir, girolando e mulas de patrão.
No dia seguinte, no mesmo horário, acontece o Leilão Zebu Expoema, evento que comercializará matrizes e reprodutores das raças guzerá, tabapuã, Sindi, nelore e Brahman. No último dia da Expoema, 21, será realizado o 12º Leilão Independência, que reunirá animais caprinos e ovinos de alta qualidade genética das raças Santa Inês, Dorper, Boer e Anglo.
Quanto à parte do entretenimento, o presidente da Ascem informou que foi elaborada uma programação para a família, sem deixar de lado as atrações artísticas que sempre lotaram o Parque Independência, ao longo dos seus 60 anos de história. Já estão confirmados shows de Pablo do Arrocha e Solange Almeida (ex-Aviões do Forró).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.