Saiu

Roberto Rocha oficializou, nesta sexta-feira, saída do PSB

Senador vai para o PSDB, partido que deixou em 2016 para se tornar um socialista

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Bira do Pindaré encabeçou encenação do PSB para pressionar a saída de Roberto Rocha do partido
Bira do Pindaré encabeçou encenação do PSB para pressionar a saída de Roberto Rocha do partido (Bira e roberto Rocha)

O senador Roberto Rocha oficializou sua saída do PSB nesta sexta-feira, 29. Ele voltará ao PSDB, partido que deixou em 2011 para se filiar na legenda que deixa agora.

A intenção de Roberto Rocha era deixar o PSB somente após o Congresso Nacional da sigla que decidirá quem comandará o partido nas eleições de 2018: se o grupo de Pernambuco, cujo cabeça é Carlos Siqueira, ou se o grupo de São Paulo, comandado pelo vice-governador paulista, Márcio França.

Entretanto, uma encenação no congresso estadual do PSB no Maranhão levou o senador a decidir pela saída da legenda.

A encenação foi a aprovação pela direção estadual da abertura de um processo de expulsão contra Rocha por questões éticas já que ele estaria em desacordo com as determinações do partido no Maranhão que é o de apoio ao governo de Flávio Dino (PCdoB).

A decisão, que não tem qualquer validade porque pelo estatuto do partido cabe somente a direção nacional abrir processo de expulsão contra um senador, foi tomada na presença de Carlos Siqueira, que nunca se posicionou oficialmente sobre o caso.

A saída de Rocha do PSB não significa que o partido ficará ainda na base de apoio do governador Flávio Dino. O partido pode fazer parte da base de apoio de Roberto, que será candidato a governador no próximo ano. O que definirá qual a posição do PSB será o congresso nacional da sigla, que deveria ocorrerá no início de outubro, mas foi transferido para março do próximo ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.