Produção de grãos

Embrapa e governo da Nova Zelândia fazem parceria na agricultura

Unidades Demonstrativas serão instaladas nos municípios de Igarapé do Meio, Itapecuru-Mirim e Codó com a finalidade de aumentar a produtividade de grãos e melhorar a qualidade do arroz

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Técnicos da Embrapa, durante visita a municípios maranhenses beneficiados pelas novas tecnologias
Técnicos da Embrapa, durante visita a municípios maranhenses beneficiados pelas novas tecnologias

Visando o aumento da produtividade de grãos e melhorar a qualidade do arroz produzido no Maranhão pelos agricultores familiares por meio da divulgação e validação de tecnologias sustentáveis de cultivo, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o governo da Nova Zelândia firmaram parceria para a instalação de Unidades Demonstrativas (UDs) nos municípios de Igarapé do Meio, Itapecuru-Mirim e Codó.

“Nessas Unidades Demonstrativas os agricultores familiares da região terão oportunidades de terem acesso às principais inovações tecnológicas relacionadas a cultura do arroz de terras altas, como as novas cultivares, às técnicas de plantio, controle de pragas, doenças e plantas daninhas”, esclarece o coordenador técnico do projeto, Adriano Stephan Nascente, pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO).

Segundo o analista Carlos Martins Santiago, da área de transferência de tecnologia da Embrapa Cocais (MA), adicionalmente a estas ações, estão previstos a realização de cursos de capacitação para os técnicos da região em Manejo Integrado da Cultura do Arroz.

“Esses treinamentos servirão para que os assistentes técnicos e extensionistas tenham o conhecimento necessário das novas tecnologias para orientar os agricultores familiares nas principais inovações de manejo da cultura do arroz, garantindo assim a condução de lavouras de arroz de forma sustentável”.

Outro aspecto foi, também, destacado pelo pesquisador da Embrapa Cocais, Guilherme Barbosa Abreu, se referindo a algumas técnicas que são realizadas, como por exemplo, a aplicação de sulfato de zinco foliar, na intenção de aumentar esses teores no arroz e melhorar, assim, a qualidade alimentar do grão colhido.

Primeiras ações

De 18 a 22 deste mês, os três pesquisadores viajaram para o interior do estado para escolher as áreas para instalação de Unidades Demonstrativas, coletar amostras de solo para análise física e química e contatar autoridades locais.

Nessas visitas foi possível conversar com os secretários de agricultura dos municípios de Igarapé do Meio, Itapecuru Mirim e de Codó que se mostraram receptivos com a parceria para a condução das atividades nas comunidades de agricultores familiares e ressaltaram a importância de garantir a segurança alimentar para as famílias rurais dos municípios.

Arroz tem importante papel na segurança alimentar do maranhense

O arroz no Maranhão é um produto de grande importância em vários aspectos, com destaque para o social, devido seu importante papel na segurança alimentar, e para o econômico, pelo seu potencial de geração de renda. Dos 217 municípios, 213 produziram o grão na safra 2015/16.

Outra característica dessa cultura é que quase a totalidade do arroz produzido (98,8%) se encontra em lavouras com menos de 50 hectares (ha), o que mostra a importância social da atividade para o estado. Em 2016, a produtividade média do arroz foi de 1.356 kg/ha, muito inferior à média nacional que foi de 4.690 kg/ha.

Essa produtividade inferior se deve principalmente ao baixo uso de tecnologias como cultivares melhoradas, adubação, controle de pragas, doenças e plantas daninhas. Isso mostra a oportunidade para a incorporação e adoção de tecnologias já disponíveis para a melhoria na produtividade e na qualidade do arroz produzido no estado.

Dessa forma, as ações desenvolvidas pelo projeto têm potencial para proporcionar incrementos significativos da produtividade de grãos do arroz na agricultura familiar do Maranhão, de forma a contribuir incisiva para o aumento da produção de alimentos nas comunidades rurais trabalhadas e aumento da produtividade do arroz cultivado nas Unidades Demonstrativas (UDs), reforçando a capacidade dos técnicos para orientação dos produtores sobre o cultivo sustentável do arroz de terras altas no estado.

A equipe do projeto tem como propósito estimular os agricultores que constatarem os benefícios de se utilizar em suas propriedades tecnologias sustentáveis no cultivo de arroz, melhorando a rentabilidade do produtor familiar de arroz de terras altas do estado e contribuindo para o desenvolvimento da agricultura sustentável do estado do Maranhão.

Adicionalmente, será redigido documento técnico com o passo a passo para se implantar uma lavoura de arroz de terras altas se utilizando técnicas sustentáveis de cultivo, de modo a incentivar que as ações desenvolvidas sejam replicadas em outros municípios do Maranhão.

Em dezembro, os técnicos da Embrapa Arroz e Feijão e Embrapa Cocais irão retornar aos municípios do Maranhão para acompanhar o preparo do solo das áreas demonstrativas, e novamente em janeiro para realizar o plantio do arroz. Em todas as ações desenvolvidas, os agricultores familiares serão convidados para estarem presentes e ter acesso a todas as tecnologias desenvolvidas nas Unidades Demonstrativas.

Saiba mais

Municípios e comunidades contemplados com as ações:

Igarapé do Meio: Serão instaladas e conduzidas as Unidades Demonstrativas no Projeto de Assentamento Diamante Negro, onde serão beneficiadas mais de 130 famílias assentadas e organizadas em associações pelo MST – Movimento dos trabalhadores Rurais Sem Terras.

Itapecuru Mirim: Serão instaladas e conduzidas as Unidades Demonstrativas no Projeto de Assentamento Cristina Alves, onde serão beneficiadas mais de 100 famílias assentadas e organizadas em associações pelo MST.

Codó: Serão instaladas e conduzidas as Unidades Demonstrativas no Projeto de Assentamento do ITERMA: Montevideo, onde serão beneficiadas mais de 40 famílias assentadas e organizadas em associação.

Em cada região será oferecido um curso de Manejo Integrado da Cultura do Arroz de Terras Altas para, aproximadamente, 30 técnicos que atuem no município ou em municípios circunvizinhos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.