Saúde

Ação social do HU-UFMA oferta atendimento vascular até hoje

Iniciativa começou ontem e continua hoje; no evento, médicos fizeram triagem das principais doenças arteriais e orientaram sobre as enfermidades

Robert Willian / O Estado do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Profissional atende paciente durante ação social, iniciada ontem, no HU-UFMA
Profissional atende paciente durante ação social, iniciada ontem, no HU-UFMA

SÃO LUÍS - O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA, no Centro) dá prosseguimento hoje, 29, à ação social iniciada ontem, com o apoio da Farmoquímica (FQM), visando prestar atendimento, fazer triagem de possíveis doenças vasculares na população e orientar sobre formas de prevenção e tratamento das enfermidades vasculares.

Na ocasião, os médicos fizeram triagem das principais doenças venosas e arteriais periféricas e orientaram o público quanto aos sinais e sintomas dessas doenças. A intenção é que todos fiquem atentos aos perigos de alguns comportamentos de risco e as devidas precauções a serem tomadas.

A aposentada Maria da Anunciação Prado, de 65 anos, destacou a relevância da iniciativa e da participação popular no evento. “É muito importante vir aqui para que a gente entenda o que está se passando no nosso corpo. Aqui eles vão nos ajudar a procurar o médico certo, caso tenhamos algum problema”, relatou.

Outra a aproveitar o mutirão foi Adeilde Correa Silva, de 60 anos. Ela afirmou que é importante é aproveitar a oportunidade para cuidar da saúde. “É sempre bom termos cuidado com nossa saúde e buscar apoio. Esse evento aqui hoje vai ajudar bastante a termos um norte de como nos tratar”, completou.

Muitas pessoas buscaram atendimento na ação realizada pelo Hospital Universitário
Muitas pessoas buscaram atendimento na ação realizada pelo Hospital Universitário

Exames
No evento, além de aferição de pressão arterial e teste de índiceglicêmico, também foram realizados exames Doppler de onda continua nos pacientes que apresentaram alguma alteração para doença obstrutiva periférica.

O chefe do serviço de Cirurgia Vascular do HU-UFMA. Sebastião Brito, destacou a importância do evento para a população maranhense. “A ação é muito importante para esclarecer que existe esse tipo d e atendimento de alto nível no Maranhão, e também para conscientizar as pessoas sobre as doenças venosas e arteriais”, disse.

Durante a ação, foram entregues folhetos com orientações e informações aos pacientes sobre as doenças vasculares. O evento teve contribuição de médicos cirurgiões vasculares e residentes da especialidade que esperam atender cerca de 800 pessoas até hoje.

Causas de doenças vasculares

Sedentarismo, excessos alimentares, cigarro, diabetes mal controlado, pressão alta e o estresse do dia a dia são exemplos de fatores que podem ser prejudiciais à circulação sanguínea dos indivíduos, com possíveis consequências sérias e até mesmo a amputação dos membros.
Hoje, aproximadamente 30% da população mundial apresentam varizes, alteração funcional da circulação venosa do organismo. Dores, sensação de peso e inchaço nas pernas são alguns dos sinais que podem indicar essa e outras doenças venosas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.