Montando a cena

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

Um grupo de prefeitos - talvez até mesmo empolgados pelo contato com o comunista - acabou por desmontar uma farsa que o governador Flávio Dino tentou criar em sua passagem por Lago da Pedra, semana passada.
Dino passou mais de um mês anunciando que iria ao município - que tem a ex-prefeita Maura Jorge como principal liderança - para entregar obras e, como disseram alguns dos setores da mídia alinhados ao Palácio dos Leões, “ensinar a Maura Jorge como se faz”.
Mas o governador sempre bom de gogó não teve confiança no próprio taco e resolveu montar, ele próprio, a cena com a qual queria ser recepcionado em Lago da Pedra. E convidou caravanas lideradas por prefeitos de vários outros municípios, dando volume ao povo que o receberia.
Mas os prefeitos acabaram por revelar a armação.
Muitos publicaram em suas redes sociais - inadvertidamente - que levaram uma caravana ao município de Lago da Pedra. Outros, como os de Lago do Rodrigues e de Marajá do Sena, revelaram ainda mais: que foram convidados pelo próprio governador.
É claro que Flávio Dino tem poder e estrutura para levar povo aonde quer que vá. Mas seu gogó acaba por criar expectativas difíceis de superar. E para manter a empáfia, ele optar por montar a própria cena, numa espécie de auto-referenciação desnecessária. Foi isso o que ocorreu em Lago da Pedra, com testemunho dos próprios convidados.

Prestígio
A ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) esteve ontem no plenário da Câmara Federal, em Brasília.
E foi recebida com menções de prestígio por deputados federais de todo o país.
A ex-governadora está em Brasília para participar da reunião da Executiva Nacional do PMDB.

Na Justiça
A falta de Câmara de Ozônio na Estação de Tratamento de Esgoto do Vinhais deve mesmo parar na Justiça.
O governador inaugurou a ETE afirmando estar pronta para tratar o esgoto de São Luís - e o presidente da Caema falou até na própria Câmara de Ozônio.
Mas os diretores da companhia confirmaram que a estação não trata todo o esgoto produzido na região, jogando água contaminada nos manguezais.

Rompimento...
O ex-prefeito de Imperatriz, Ildon Marques, deve tomar rumo diferente do senador Roberto Rocha nas eleições de 2018.
Marques filiou-se ao PSB a convite de Rocha, para a disputa da prefeitura, em 2016, vencida pelo peemedebista Assis Ramos.
Mas a reaproximação do senador do também ex-prefeito Sebastião Madeira (PSDB) gerou cizânia com o ex-aliado.

...à vista
Uma das decisões de Ildon Marques após Rocha decidir se transferir para o PSDB foi declarar apoio à candidatura do deputado Weverton Rocha (PDT) ao Senado.
Roberto Rocha minimizou a decisão do ex-aliado dizendo que ele próprio poderia atuar na campanha do pedetista, já que são duas vagas em disputa.
Marques, no entanto, deu o xeque-mate em Roberto ao dizer que pode, até mesmo, apoiar a reeleição do governador Flávio Dino (PCdoB).

Aliança
O PSB deve mesmo formar coligação com o PSDB nas eleições presidenciais de 2018, indicando o vice, inclusive.
A aliança, que deve incluir também o PPS, pode mexer fortemente com os projetos eleitorais maranhenses.
E alterar as composições de pelo menos duas ou três chapas de candidatos a governador e a senador.

Sessões
O Tribunal Regional Eleitoral - TRE definiu o calendário de sessões que serão realizadas durante o mês de outubro.
As sessões plenárias administrativas e jurisdicionais estão agendadas para os seguintes dias e horários: 10, 17, 19 e 24, todas às 9h e 15h.
As pautas de julgamento estão disponíveis no endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br, guias “área jurídica / serviços judiciais”.

DE OLHO

R$ 36 milhões é quanto o governo Flávio Dino pagará à Cast Informática para implantação de novo sistema de gestão de RH; pelo contrato anterior, eram R$ 183 mil por mês.

E MAIS

• Embora neguem publicamente, os secretários Márcio Jerry e Jefferson Portela tratam um ao outro, nos bastidores, apenas com termos impublicáveis.

• A perda do ex-prefeito Ildon Marques em seu projeto de disputar o governo é só mais um revés na tumultuada tentativa de Roberto Rocha de disputar a sucessão estadual.

• O PMDB nacional confirma que quer ter a ex-governadora Roseana Sarney como candidata ao governo do Maranhão em 2018.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.