Atendimento

DPE/MA: núcleo regional de Timon em nova instalação

Defensor-geral Werther de Moraes Lima destacou o trabalho realizado pelo órgão no estado, que tenta superar a crise aumentando a sua participação

Assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

Timon - A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em Timon, agora conta com novo endereço. O prédio entregue à população timonense, na terça-feira, 26, se destaca pelo amplo espaço, segurança e estrutura acolhedora, além de ser próximo ao Fórum da comarca. Antes, os atendimentos que eram realizados em dois espaços, agora, estão concentrados em um único local, também como parte do processo de redução de custos operacionais adotado pela Administração Superior.

A solenidade de entrega do novo prédio foi conduzida pelo defensor-geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior, acompanhado pelo subdefensor-geral Emanuel Pereira Accioly. Também prestigiaram o evento, o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Maranhão (Adpema), Murilo Guazzelli, a defensora-geral do estado do Piauí, Francisca Hildeth Nunes, e o subdefensor-geral da DPE/PI, Erisvaldo Marques.

O gestor da DPE/MA falou sobre o crescimento da instituição a despeito das dificuldades orçamentárias. “Apesar da crise que passa o país, continuamos crescendo e o processo de interiorização avançando. Não usamos tais dificuldades como desculpa e sim otimizamos nossos esforços para garantir uma estrutura que mantenha nossa excelência no atendimento à população e instalações dignas para as atividades dos defensores e demais colaboradores. Quem ganha com isso é o Sistema de Justiça e toda a comunidade de Timon”, afirmou.

O representante dos movimentos sociais, o coordenador do Movimento de Atenção às Pessoas Atingidas pela Hanseníase, Francisco Rodrigues Neto, elogiou o trabalho desenvolvido pela DPE naquele município. “É grande a nossa satisfação de ter uma unidade como essa em nossa cidade, bem aparelhada e com defensores atuantes, que sempre estão atentos às demandas da comunidade”, frisou.

Reconhecimento

Ainda como parte da solenidade, foram realizadas homenagens a personalidades públicas da cidade que contribuíram para a implantação do núcleo de Timon. O juiz aposentado Ademar de Jesus Almeida de Sousa, representando por seus familiares; o juiz e ex-diretor do fórum da cidade, Simeão Pereira e Silva; e os ex-prefeitos Francisco Leitoa e Socorro Waquim receberam Moção de Aplausos e Reconhecimento. Além destes, o defensor público Frank Lúcio Dantas Noronha, um dos primeiros membros da instituição em atividade no município, também teve reconhecida sua aguerrida atuação em prol da garantia de direitos da população timonense. Após receber a comenda, Frank Lúcio explicou a importância das personalidades homenageadas.

“As personalidades aqui homenageadas, dentro de suas atribuições, colaboraram para o processo de implantação da Defensoria Pública em diferentes períodos. Seja disponibilizando pessoal ou estrutura, reforçaram a parceria interinstitucional, contribuindo para otimizar a prestação de serviços à comunidade e, nada mais justo, que reconhecer estas parcerias”, concluiu.

Também estiveram presentes na solenidade representantes do Município, do Ministério Público, do Poder Judiciário, da OAB, subseção de Timon, do sistema carcerário local, além de membros da sociedade civil organizada e população em geral.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.