Exposição

Passeio pelo mundo dos filmes em exposição de Davi Coelho

Exposição “Cinema em Cartoon”, do historiador e pesquisador Davi Coelho, abre hoje, às 19h30, na Sala Sesc de Exposições, na Avenida dos Holandeses, permanecendo em cartaz até o dia 27 de outubro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Artista se inspira em cenas clássicas de filmes
Artista se inspira em cenas clássicas de filmes (Desenho Davi)

SÃO LUÍS- Um recorte da história do cinema, por meio de talentosas ilustrações, é o que apresenta a exposição “Cinema em Cartoon”, assinada pelo historiador e pesquisador Davi Coelho. Utilizando a técnica mista (nanquim e aquarela), 80 desenhos sobre conhecidos filmes estão em cartaz na Sala Sesc de Exposições, na Avenida dos Holandeses, de hoje até o dia 27 de outubro. A visitação é das 9h às 17h.

A exposição é resultado do interesse pelo cinema unido a outra grande paixão do autor, que é a ilustração. Por meio de uma seleção de filmes que respeitam a multiplicidade de tendências da sétima arte, considerando também as ramificações de nacionalidades diferentes, os desenhos procuram trazer, de forma panorâmica, um recorte divertido e instigante da história pitoresca desse estilo.

Ideia

Para a produção dos filmes, os desenhos foram produzidos manualmente e finalizados com a utilização de uma técnica mista, num processo que pode levar até quatro horas para ser concluído. A ideia surgiu em 2016, quando o quadrinista americano Jake Parker lançou um desafio para ilustradores chamado “Inktober”. Jake os incentivou a produzirem e publicar online um desenho por dia, durante todo o mês de outubro.

A exposição oferece um passeio agradável pelo mundo dos filmes, partindo de grandes clássicos que marcaram as telonas, como “Viagem a Lua” (1902) de George Méliès, e “Casablanca” (1942) de Michael Curtiz, passando pelo Cinema Novo, com “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), de Glauber Rocha. Os anos 80 entram com títulos como “De Volta para o Futuro” (1985), de Robert Zemeckis.

A atualidade aparece com os sucessos de bilheteria do cinema comercial, incluindo “Homem de Ferro” (2008) e “Star Wars – O Despertar da Força” (2015). Davi Coelho é formado em História pela Universidade Estadual do Maranhão, com pesquisa na área de cinema. Foi programador do Cine Lume e ministrou algumas edições do curso “Linguagem Cinematográfica” em São Luís. Atualmente, escreve críticas e artigos sobre filmes para o site Volts.

Serviço

O que

Abertura da Mostra Cinema em Cartoon

Quando

Hoje, às 18h30

Onde

Sala Sesc de Exposições, no Sesc Administração (Avenida dos Holandeses)

Exposição Cartoons

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.