Disputa

Novo presidente do TJ será escolhido na próxima semana

Os desembargadores Nelma Sarney e José Joaquim Figueiredo concorrerão à presidência do TJ; disputa quebra uma tradição do tribunal de aclamar por antiguidade os membros da mesa diretora

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Desembargador José Joaquim Figueiredo decidiu quebrar a tradição do TJ e lançou seu nome para disputa pela Presidência da Corte
Desembargador José Joaquim Figueiredo decidiu quebrar a tradição do TJ e lançou seu nome para disputa pela Presidência da Corte (José Joaquim Figueiredo)

Na próxima quarta-feira, 4, os desembargadores do Maranhão escolherão os novos membros da mesa diretora do Tribunal de Justiça (TJ). Ao contrário do que vinha ocorrendo, deverá haver disputa pela presidência do tribunal. O magistrado José Joaquim Figueiredo deverá disputar o cargo com Nelma Sarney.

Por anos, os desembargadores maranhenses fizeram um acordo de que os cargos de comando do tribunal deveriam ser entregue a cada dois anos de acordo com a antiguidade. Assim, a eleição para mesa diretora do TJ ocorria sem qualquer disputa. Esse acordo acabou virando tradição.

Entretanto, este ano, essa tradição deverá ser suspensa devido a decisão do desembargador José Joaquim de disputar a presidência do tribunal. Pela tradição, ele deveria ocupar o cargo de corregedor de justiça. A presidência ficaria com Nelma Sarney.

Sem acordo entre os magistrados-candidatos, os desembargadores que compõem a Corte deverão decidir quem assume o comando do TJ.

Em recente manifestação direcionada aos servidores do tribunal, Nelma Sarney confirma que vai disputar a presidência e pede aos funcionários que participem de uma eleição simulada que ocorrer nesta quinta-feira, 28 e sexta, 29. O pleito simulado está sendo organizado pelo Sindicato dos Servidores do Tribunal de Justiça.

Mesmo chamando os servidores a se manifestarem por meio da eleição simulada, os funcionários não podem participar da eleição para mesa diretora. Somente os desembargadores têm direito a voto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.