Educação

Mostra Cultural aborda ritmos nordestinos em escola da capital

Trabalhos produzidos por estudantes da Escola Divina Providência Irmãs Dorotéias reforçam conhecimentos adquiridos em salas de aula

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Estudantes durante apresentação de ritmos na Mostra Cultural
Estudantes durante apresentação de ritmos na Mostra Cultural (mostra / Escola Divina Providência Irmãs Dorotéias )

A Escola Divina Providência Irmãs Dorotéias, localizada no Centro, realizou, ontem, a terceira etapa da Mostra Cultural Construindo Saberes. A atividade reuniu dezenas de alunos, que produziram trabalhos sobre ritmos musicais nordestinos, a partir dos conhecimentos repassados nas aulas de música, disciplina que faz parte da grade curricular da escola, fundada há 53 anos.

A Mostra Cultural vem sendo realizada desde agosto, com participação de 288 estudantes, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Na etapa anterior, os trabalhos abordaram o rock. O projeto será finalizado em outubro, com as turmas do 4º e do 5º ano, que apresentarão trabalhos sobre samba e choro, gêneros musicais que guardam enorme identificação com o Brasil.

Diretora pedagógica da Escola Divina Providência há 15 anos, Renata Mouchrek explica que as mostras estão sendo trabalhadas com as aulas de música, em parceria com a professora da disciplina, Cristiane Costa. “Em mais de cinco décadas de existência, nossa escola está sempre inovando na arte de educar”, ressalta a educadora.

Musicalidade nordestina
Os trabalhos apresentados ontem foram caprichosamente preparados pelos alunos, com orientação e supervisão dos professores. Além de confeccionarem painéis, réplicas de instrumentos e itens simbólicos de cada gênero musical nordestino, estudantes usaram indumentárias típicas do folclore, como o bumba meu boi. Foi o caso da aluna Maria Vitória de Holanda Machado, do 3º ano, que vestiu-se de índia, uma das personagens de maior destaque da manifestação cultural mais popular do Maranhão.

Também foram apresentados trabalhos sobre ritmos como tambor de crioula, forró, baião, coco, maracatu, cacuriá, entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.