Copa do Brasil

Cruzeiro pode igual Grêmio; Rio e Minas fazem choque direto

Se for campeã, a Raposa vai se igualar ao Grêmio como o maior vitorioso da história do torneio mata-mata

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Mano Menezes, técnico do Cruzeiro, durante entrevista coletiva
Mano Menezes, técnico do Cruzeiro, durante entrevista coletiva (Mano Menezes)

Belo Horizonte (MG) - Mais do que a disputa pelo título da Copa do Brasil deste ano, Cruzeiro e Flamengo se enfrentam em uma decisão que pode mexer com o histórico da competição. Por exemplo, caso faça prevalecer o mando de campo e deixe o Mineirão, em Belo Horizonte (MG), com o caneco, a Raposa vai se igualar ao Grêmio como o maior vitorioso da história do torneio mata-mata.

O Grêmio, que é o atual campeão tendo batendo o Atlético-MG na final passada, tem cinco títulos, contra quatro do Cruzeiro. A Raposa foi campeã em 1993, 1996, 2000 e 2003. Sendo que desta última, bateu justamente o Flamengo na final, com direito a um triunfo por 3 a 1 no Mineirão, após empate por 1 a 1 no Maracanã, na ida. Para os que acreditam em escrita, este foi o placar do jogo de ida deste ano.

Naquela ocasião o Cruzeiro formou na final com: Gomes, Maurinho, Gladstone, Luisão e Leandro; Jardel, Augusto Recife, Wendel (Márcio) e Alex (Sandro); Deivid e Aristizábel (Mota). Vanderlei Luxemburgo dirigiu o Cruzeiro, que bateu o Flamengo, treinado por Nelsinho Baptista e que tinha: Júlio César, Luciano Baiano, Fernando, André Bahia e Athirson; Fabinho, André Gomes (Igor), Fábio Baiano, e Felipe; Edilson e Fernando Baiano.

O Flamengo, por sua vez,m foi campeão três vezes, tendo dado a volta olímpica em 1990, em 2006 e em 2013, ano que eliminou o Cruzeiro nas oitavas de final.

Na briga pelos estados, São Paulo é o mais vitorioso com oito títulos, dois a mais que o Rio Grande do Sul, seu perseguidor mais direto. Minas Gerais e Rio de Janeiro conquistaram a taça cinco vezes cada um e travarão um choque direto

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.