Cobrança

Sinfa/MA diz que concurso da Aged é “anúncio vazio”

Como das vezes anteriores, governo do Estado não definiu data para a publicação do edital, nem procedimentos definitivos para a realização do certame

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
(Aged)

SÃO LUÍS - Já resguardado de promessas sobre o concurso público para a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), que não saíram do papel no atual governo, o Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (Sinfa/MA) classifica como o quarto “anúncio vazio” do certame, uma vez que o governador Flávio Dino, como das vezes anteriores, não definiu data para a publicação do edital, nem procedimentos definitivos para a realização, apenas previu que será no início de 2018.

O presidente do Sinfa/MA, Saraiva Junior, disse que ele e os demais servidores do Grupo Atividades de Fiscalização Agropecuária (AFA), foram surpreendidos por esse anúncio. “O descrédito em relação à efetivação do concurso, em função deste novo anúncio foi patente, pelo histórico de informação não concretizada desde 2015, quando este governo se instalou”, disse o delegado regional Marcelino de Sousa Júnior.

A expectativa para o concurso na Aged começou em 2014, quando a Sinfa elaborou um diagnóstico sobre a situação da Agência, abrangendo infraestrutura e pessoal, que teve a colaboração dos servidores de todas as unidades regionais. O documento foi entregue aos novos dirigentes dos órgãos comprometidos com o Sistema de Agricultura, Pecuária e Pesca e também ao governador Flávio Dino, quando iniciava sua gestão.

Segundo Saraiva Junior, em 2015 foram alocados, nas leis orçamentárias, recursos para bancar o concurso, mas não foi realizado. Em 2016, mesmo com a alocação mantida e os anúncios do governo, o concurso foi adiado. A indignação pelo não cumprimento das promessas foi manifestada pela categoria na greve liderada pelo sindicato, em 2016. Mesmo assim, nenhuma providência foi tomada pelo governo.

Antecipação
No inicio de 2017, em 26 de janeiro, em audiência judicial, quando se decidia o caráter da greve por falta de concurso, documento supostamente oficial foi apresentado definindo nova data para o concurso.

“Outro tiro no escuro. Agora as lideranças da categoria esperam sensibilizar os responsáveis pela decisão do concurso, incluindo o governador, para antecipar a publicação do edital da Aged (pode ser no final do mês), pelo bem da produção agrícola maranhense”.

Para o Sinfa, o anúncio de agora provoca mais descrença. Se for cumprido o calendário informado, o edital sai no início de 2018 e o concurso só deve ser aplicado em meados do ano. Como se trata de ano eleitoral, a conclusão do processo dar-se-á em pleno período de campanha eleitoral, impeditivo de nomeações. O que empurra as definições para o final do ano ou início de 2019.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.