Transporte

Dubai inicia testes para se tornar primeira cidade com táxis drones

Demonstração de aparelho com dois lugares foi realizada sem tripulação ontem. Equipamento funciona durante 30 minutos sem controle remoto, mas possui baterias extras, rotores e paraquedas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
O príncipe de Dubai, Sheikh Hamdan bin Mohammed é visto dentro de um táxi drone
O príncipe de Dubai, Sheikh Hamdan bin Mohammed é visto dentro de um táxi drone (O príncipe de Dubai, Sheikh Hamdan bin Mohammed é visto dentro de um táxi-drone)

Emirados Árabes - Dubai exibiu ontem um voo do que disse que será em breve o primeiro serviço de táxi de drone do mundo, dentro do ambicioso plano da cidade dos Emirados Árabes Unidos para liderar a inovação no mundo árabe.

O táxi voador desenvolvido pela empresa de drones alemã Volocopter se assemelha a um pequeno helicóptero de dois lugares e 18 hélices. O aparelho não tinha tripulação no voo de teste.

Produzido para funcionar sem controle remoto e com duração máxima de 30 minutos, o táxi voador vem com abundância de sistemas de segurança em caso de problemas: baterias reservas, rotores e, para o pior dos casos, um par de paraquedas.

A Volocopter está em uma corrida com mais de uma dúzia de empresas europeias e norte-americanas bem financiadas para criar uma nova forma de transporte urbano, resultado do cruzamento de um carro elétrico autônomo e uma aeronave de decolagem e pouso vertical.

Concorrência

Entre os concorrentes estão a gigante aeroespacial Airbus, que pretende apresentar um táxi voador até 2020; a Kity Hawk, apoiada pelo cofundador do Google, Lary Page; e a Uber.

A Volocopter realizou seu primeiro voo teste em uma cerimônia organizada para o príncipe de Dubai, Sheikh Hamdan bin Mohammed.

Os Emirados Árabes Unidos procuram se distinguir em uma região mergulhada em guerras e conflitos como uma sociedade de alta tecnologia e do futuro.

O país planeja enviar uma sonda não tripulada para Marte até 2021, a primeira missão do mundo árabe no espaço, e Dubai, de muitas maneiras, liderou sua marcha para o futuro, introduzindo os primeiros protótipos de metrôs autônomos e policiais robôs da região.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.