Saúde

Coren-MA realizará eleições para novos integrantes do órgão

São cerca de 50 mil profissionais em todo o Maranhão que vão escolher seus novos representantes; pela primeira vez o voto será pela internet

OESTADOMA.COM / com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Só votam aqueles que estão adimplentes com a entidade e com os dados cadastrais atualizados.
Só votam aqueles que estão adimplentes com a entidade e com os dados cadastrais atualizados. (Coren-MA)

SÃO LUÍS - No dia 1º de outubro, a partir das 8h, o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão realizará eleições para o triênio 2018/2020 dos novos integrantes do Conselho da entidade, formado por profissionais de enfermagem entre enfermeiros, técnicos e auxiliares. São cerca de 50.000 profissionais em todo o Maranhão que vão escolher seus novos representantes. Porém só votam aqueles que estão adimplentes com a entidade e com os dados cadastrais atualizados.

Pela primeira vez o voto será pela internet, através do site, com duração de 24h. Aqueles que não receberam a senha poderão solicitar no site citado a partir desta semana. Na corrida eleitoral estão seis chapas, formadas por 18 integrantes, sendo divididas entre os níves QI (formada por enfermeiros) e QII/QIII (formada por técnicos e auxiliares).

Entre as chapas que concorrem está a Chapa 3 - Renovar para Avançar. Trazendo a bandeira da oposição com responsabilidade e propósito, o grupo de profissionais de enfermagem que faz parte da chapa, defende um COREN-MA diferente, com projetos e ideias que possam befeneficiar de fato a Enfermagem no Maranhão. “Não podemos ficar de braços cruzados, precisamos mudar a história da enfermagem no Maranhão. Não concordamos com a forma que nossa profissão vem sendo tratada e por isso somos oposição”, destacou Fernanda Rocha, integrante da Chapa.

As propostas da Chapa 3 estão estruturadas no tripé Valorização da Enfermagem, Gestão Participativa e Fortalecimento do COREN-MA. Uma das características principais da Chapa é a renovação, trazendo profissionais que atuam no mercado e que entendem a realidade do profissional de Enfermagem. Ao mesmo tempo, trás também integrantes que tem experiência na vivência associativista e, por isso, facilitarão a gestão administrativa do conselho.

INTERIOR DO ESTADO

Durante toda a campanha, que teve início em agosto, os integrantes da Chapa fizeram visitas diárias aos Hospitais de São Luís e de vários municípios do Maranhão.
Em Imperatriz, segundo maior colegio eleitoral do Estado, as visitas aos hospitais revelaram o que é uma realidade no Maranhão: a falta de valorização da profissão e as condições precárias nos locais de trabalho. "Ao percorrer os municípios do Maranhão, nos deparamos com a falta de respeito com a qual nossos profissionais são tratados.

Em nossa gestão a fiscalização será intensificada, para garantir condições dignas a estes profissionais", destacou Deusdede Fernandes, que foi a Imperatriz durante caravana de visita aos municípios do interior.

Na região Sul do Estado, mais visitas foram realizadas, chegando até Balsas. O enfermeiro e integrante da Chapa 3, Dácio Alves Viana, que foi aos municípios da região sul do estado, relatou a mesma realidade. Segundo ele, a distância do profissional de enfermagem e do Conselho são gritantes. "Os municípios longe da capital não tem a assistência do Coren e os profissionais ficam à mercê, sem ter a quem recorrer quando necessário", lamentou Dácio. Segundo ele, uma das bandeiras para a nova gestão será a valorização do profissional de enfermagem, não só na capital, mas em todo o Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.