Saneamento

Deputados vão vistoriar estações de tratamento de esgoto de São Luís

Fiscalização está marcada para começar às 10h, na ETE Vinhais, localizada às margens da Via Expressa

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
(Deputados da oposição criticaram Dino)

SÃO LUÍS - Os deputados estaduais da bancada de oposição na Assembleia Legislativa realizarão hoje visitas às estações de tratamento de esgoto de São Luís. Andrea Murad (PMDB), Adriano Sarney (PV), Edilázio Jr. (PV), Eduardo Braide (PMN), Nina Melo (PMDB), Sousa Neto (Pros) e Wellington do Curso (PP) vistoriarão as ETEs dos bairros do Vinhais, Jaracati e Bacanga, acompanhados pelo químico Afonso Alencar, da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).

A fiscalização está marcada para começar às 10h, na ETE Vinhais, localizada às margens da Via Expressa. Na oportunidade os deputados pretendem averiguar o funcionamento da ETE Vinhais e as condições das ETEs Jaracati e Bacanga, que estão paralisadas desde 2015.

De acordo com a deputada Andrea Murad, a ETE Vinhais não está funcionando em sua plenitude.

Em agosto, a peemedebista denunciou que o processo de desinfecção das bactérias por ozônio não está acontecendo, resultando no lançamento de efluentes totalmente contaminados.

Uma denúncia formal foi protocolada na Promotoria Especializada do Meio Ambiente, que já está investigando o caso.

Desinfecção – Ao denunciar o caso, há 45 dias, a peemedebista disse que todo o esgoto que está entrando nas estações de tratamento da capital é despejado nos rios sem passar pelo processo de desinfecção de bactérias. Segundo a deputada, o Maranhão se tornou na gestão de Flávio Dino o único estado brasileiro sem nenhum tratamento de esgoto.

Ela esclareceu que a gestão passada deixou em operação as estações do Jaracati e do Bacanga - com o tratamento de 10% do esgoto, de um total de 55% que é coletado na capital - e em obras a do Anil e praticamente concluída a ETE do Vinhais, inaugurada em 2016.

A parlamentar explicou que o processo de tratamento de esgoto só é concluído com a desinfecção por ozônio e denunciou que o equipamento que mata as bactérias nesse processo deixou de funcionar na atual gestão nas duas estações entregues e na do Vinhais nunca entrou em operação.

“O Estado do Maranhão tem 0% de esgoto tratado. Não tem 1%, nem 2%, nem 3%, tem 0% de esgoto tratado, uma bomba no colo do governador Flávio Dino que disse que saiu de 4%, não sei de onde ele tirou esse número, para 40%. Quero saber o que leva um governador a mentir tanto. Governador mentiroso, que ignora a realidade propositalmente. As casas de ozônio, onde se matam as bactérias, não estão funcionando, nem da ETE do Jaracati, nem do Bacanga. A do Vinhais, que ele inaugurou e ontem fez um ano, ele inaugurou sem funcionar. Ele conseguiu essa proeza do Maranhão tratar zero por cento de esgoto e sai enganando a população”, discursou a parlamentar.

Ainda de acordo com a parlamentar, o esgoto chega via bombas e estações elevatórias para o tanque preliminar, de onde vai para dentro dos reatores que estão no interior das Estações de Tratamento de Esgoto. O esgoto bruto é centrifugado, melhorando a cor, turbidez, oxigenação. Em seguida vai para o tanque de ozônio, enquanto a água vai passando, o ozônio é bombeado matando as bactérias, saindo da estação água limpa, sem contaminação, processo este que nunca funcionou no governo Flávio Dino.

Para Andrea Murad, a população está sendo prejudicada totalmente com a ausência do tratamento, um risco à saúde dos moradores e um crime contra o meio ambiente. Durante o discurso, nenhum parlamentar da base do governo rebateu à denúncia da líder de oposição.

MAIS

A deputada Andrea Murad já apresentou também denúncia ao presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, e para o promotor do meio ambiente, Fernando Barreto. Segundo ela, ambos externaram grande preocupação e a necessidade de medidas imediatas para garantir o funcionamento pleno das estações de tratamento, principalmente, do processo de ozônio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.