Vitória da imprensa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

Numa semana marcada por ofensivas raivosas do governo Flávio Dino (PCdoB) contra veículos de comunicação que não rezam na cartilha do Palácio dos Leões, a imprensa conseguiu importante vitória para barrar atos de perseguição do comunista - talvez o governante mais voraz da história do Maranhão na busca por atingir jornalistas que lhe fazem críticas.
Durante a semana, o editor de Política de O Estado, jornalista Marco Aurélio D’Eça, viu julgada totalmente improcedente uma ação criminal que Dino movia contra ele desde 2014. Vejam só: criminal.
Alegava o comunista que o jornalista teria atacado sua honra ao noticiar que aliados seus estariam agindo para “insuflar a violência de bandidos presos em Pedrinhas” no auge da série de ataques havidos em São Luís às vésperas da eleição daquele ano.
A decisão é um verdadeiro tapa com luva de pelica no governador:
- Não se percebe a atribuição da autoria de tais condutas ao autor [Flávio Dino]. Com efeito, a única referência ali feita reside na expressão aliados de Flávio Dino. O que não configura sua responsabilização direta por tais fatos. Assim, não tendo havido direta referência dos fatos à honra do autor, não há como se acolher a pretensão condenatória. Assentada essa premissa, resta prejudicada a análise das demais questões de fato e de direito acima anotadas. Isso posto, [...] julgo extinto o processo com resolução do mérito, tendo em vista a improcedência dos pedidos iniciais - despachou o juiz Ernesto Guimarães Alves.

Digitais
Aliados do senador Roberto Rocha (PSB) veem digitais comunistas num pedido de investigação feito pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, às vésperas de deixar o cargo.
O inquérito, que foi aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), refere-se à prestação de contas de campanha de Rocha.
O que os mais próximos do senador não entendem, é o porquê dessa “flechada”, quando até o PMDB, autor de ação sobre esse assunto na Justiça Eleitoral, já desistiu do pleito.

Indicado
O deputado estadual Josimar de Maranhãozinho (PR) quer aproveitar a recuada do federal André Fufuca (PP) para emplacar um aliado seu na Sedel do governo Flávio Dino (PCdoB).
Na segunda-feira, 18, durante almoço no Palácio dos Leões, ele decidiu indicar Ney Passinho (PR) para o cargo hoje ocupado pelo petista Márcio Jardim (PT).
Passinho foi candidato a prefeito de Centro Novo, mas perdeu para a comunista Diva. Dino, que ainda tem propostas do PP e do DEM para analisar, deixou para depois a decisão.

Onde está o dinheiro
A partir de hoje, e diariamente, O Estado passa a acompanhar mais de perto alguns contratos do Poder Público maranhense.
Realizadas pelo Governo do Estado, por prefeituras, pelo Judiciário, pela Assembleia, ou Ministério Público, as contratações terão espaço exclusivo na coluna.
É mais uma forma de ajudar o cidadão a saber exatamente onde o dinheiro dos seus impostos está sendo aplicado.

DE OLHO

R$ 337 milhões é quanto a Procuradoria-Geral do Estado do Maranhão decidiu pagar, sem licitação, pelo aluguel de veículos com e sem motorista

Fim das coligações
Membro da comissão mista da reforma política, o deputado federal Hildo Rocha (PMDB) fez duras críticas aos colegas de parlamento que votaram pelo adiamento do fim das coligações.
De acordo com o deputado, a forma como a votação foi conduzida impediu a participação da população nos debates.
- Lamentavelmente, na calada da noite, mudam uma decisão que já havia sido amplamente debatida e aprovada na comissão especial da PEC 282 - argumentou o parlamentar.

Imagem I
Obras da Prefeitura de São Luís têm mudado a imagem do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).
Ele tem vistoriado obras e visitado bairros, onde é recebido com manifestações positivas pelos comunitários.
Embora ainda deficiente em vários setores, a gestão pedetista tem conseguido responder a demandas em setores como trânsito e abastecimento.

Imagem II
A agenda de inaugurações da prefeitura tem sido um teste para Edivaldo neste primeiro ano do segundo mandato.
Superada a postura arredia do início do segundo mandato, ele faz questão de estar em todas as entregas de obras à população.
O prefeito conversa com moradores, ouve especialistas e recebe declarações de incentivo.

E MAIS

• Desmascarada após a revelação de que usaram denúncia de um vereador como se fosse auditoria do governo federal, a mídia comunista partiu para o ataque contra O Estado.

• O ex-secretário Fábio Gondim (Segep) calou o lugar-tenente do governador Flávio Dino, Márcio Jerry, ao lembrar que o hospital de Balsas foi todo concebido e iniciado por Roseana.

• É de acirramento cada vez maior o clima no Tribunal de Justiça do Maranhão diante da proximidade da eleição para a presidência do Poder.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.