Artigo

A escolha certa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

Alinhado a proposta de promover seminários que oportunizem qualidade e inovação e possam gerar novos negócios para o segmento da construção civil em nosso estado, o Sinduscon-MA, CBIC e FIEMA realizam nesta terça-feira, fórum de Concessões e Parcerias Público-Privadas - PPPS, destinado a capacitar e levar conhecimento sobre esse importante tema para os seus associados. No encontro serão debatidas agendas positivas nas áreas de parcerias e concessões, pauta de grande interesse para o setor construtivo.

No Maranhão estão instaladas aproximadamente 14 mil empresas de construção. Na capital, são quase 6 mil. Elas precisam conhecer e começar a se preparar para essas novas modalidades de negócios abertos pelo governo. São desafios a ser percorridos que podem alavancar a economia, gerar empregos e apontar novos rumos para o empreendedorismo.

Esse novo cenário cria circunstância favorável à indústria da construção civil maranhense. São rodovias, escolas, hospitais, saneamento, sistema de água, presídios, Codomar, Caema e parques, incluídos em vasto leque de privatizações somente em nosso território. Daí a articulação do Sinduscon-MA, o representante patronal da construção civil do Maranhão para preparar as empresas associadas para esse novo momento empresarial de negócios.

Para termos acesso a essa modalidade concorrencial e que vai proporcionar abertura a um grande mercado que pertencia exclusivamente aos governos é preciso compreender os seus aspectos jurídicos, financeiros e técnicos para que a participação nesses projetos possa se tornar exequíveis e se transformem, efetivamente, em oportunidades e não em frustações e prejuízos. É preciso preparar as empresas e dar-lhes suporte de informações para que sejam conduzidas ao sucesso nessa modalidade negocial.

Apesar das suas dimensões, o programa brasileiro de privatizações tem recebido muita atenção dos investidores e deverá permanecer muito influente devido à sua escala e ao tamanho do pacote disponibilizado. E os grupos empresariais estão se preparando para participar da privatização.

A decisão tardia do governo em colocar parte do seu patrimônio à venda demonstra o seu desespero ao desperdiçar toneladas de dinheiro com a manutenção dessas empresas. Sabiamente, resolve, a partir de experiências bem sucedidas com a privatização de rodovias, bancos, aeroportos e outros ativos, delegar a quem sabe administrar o próprio bolso, essa tarefa.

O empreendedor tem o “feeling” da boa gerência do patrimônio. Quando erra vai a insolvência. Por isso, evita cometer erros e segue à risca a cartilha de controle de custos, da otimização gerencial, da busca pela competitividade e o retorno do capital investido. E, quando necessário corta de verdade seus gastos e adapta seu estilo de vida à uma nova realidade.

Escolhemos, ao longo da nossa gestão, eleger os melhores caminhos para o desenvolvimento do associativismo de classe. O nosso sindicato é consciente que tem que exercer papel preponderante em defesa dos interesses do seu corpo de coligados. Com o comprometimento e aprovação do nosso quadro de associados, podemos levar adiante ações que possibilitem a integração de maior energia para consolidar mais confiança e respeito junto à nossa categoria.

É hora de você associado também fazer a diferença. Participe desse e dos outros encontros do Sindiscon/MA. Eles são a escolha certa para o avanço e desenvolvimento da sua empresa.

Fábio Nahuz

Presidente do Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Estado do Maranhão-Sinduscon, vice-presidente do Conselho da CBIC e vice-presidente da FIEMA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.