Moda inclusiva

I Desfile Fashion Inclusivo vai acontecer amanhã na capital

Evento promovido pelo Projeto Ludic será realizado no sábado, 23, no São Luís Shopping e tem como objetivo a inclusão de pessoas com deficiência

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Deise D’anne, Miss Maranhão 2016, em uma das ações do evento
Deise D’anne, Miss Maranhão 2016, em uma das ações do evento (Desfile / inclusão / Deise D¿anne)

As 22 crianças e adolescentes que participarão do I Desfile Fashion Inclusivo, que acontece no sábado, 23, das 19h às 21h, na praça de alimentação do piso II do São Luís Shopping, tiveram ontem à tarde um ensaio de passarela. O evento é uma promoção do Projeto Ludic, idealizado pela terapeuta ocupacional Rôse Cristina Bello.

Bem à vontade, as 16 crianças com deficiência, uma delas da cidade de Itapecuru-Mirim, (síndrome de down, síndrome de west, com quadro de Transtorno do Espectro Autista –TEA e cadeirantes), além de seis sem deficiência, participaram do ensaio de passarela, acompanhados pelos pais e demais familiares.

O ensaio de passarela foi a última etapa antes do desfile. Em outros momentos, eles participaram, em agosto, de sessões de fotos e vídeos na Praça Gonçalves Dias e no Palácio dos Leões, com a presença da Miss Maranhão 2016 Deise D’anne. E na semana passada, mais uma sessão de fotos no São Luís Shopping, tendo como atração o Mister Maranhão Mirim, Rafal Massat.

Segundo a terapeuta ocupacional Rôse Cristina Bello, a realização do Desfile Fashion essa é uma das formas de inclusão dessas pessoas, de forma a proporcionar-lhes autoconfiança, autoestima e superação. “O apoio da família também é muito importante e os pais dessas crianças e adolescentes abraçaram essa iniciativa”, declarou.

Apoio

Rôse Cristina Bello fez questão de destacar o apoio do São Luís Shopping, que desde o primeiro momento acreditou no projeto e cedeu seu espaço para o desfile. E também das 14 lojas que participam com doação dos looks (roupas e acessórios para os modelos) como também com premiação, contribuindo para a inclusão dessas pessoas com deficiência por meio da moda.

O I Desfile Fashion Inclusivo é um dos eventos que marca as comemorações pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) e objetiva dar visibilidade e empoderar as pessoas com deficiência, mostrando à sociedade o potencial delas, como também alertar os gestores públicos e privados sobre a necessidade de inserir esta parcela expressiva da população.

Objetivos do projeto

- Proporcionar às pessoas com necessidades especiais situações que favoreçam a autoconfiança e a autoestima, através da participação em desfile de moda

- Estimular o desenvolvimento do senso crítico, buscando maior autonomia, participação e reflexão de toda a sociedade

- Proporcionar a inclusão social

- Desenvolver as potencialidades significativas dos participantes

- Apoiar as famílias e dá o suporte terapêutico

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.