Tradição

Festa de Santa Severa volta a ser celebrada no Centro de São Luís

Na imagem de Santa Severa se encontram relíquias, fragmentos dos ossos da santa, mártir do século três, em perfeita conservação

OESTADOMA.COM / com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

SÃO LUÍS - As comemorações de Santa Severa que começaram desde a quarta-feira (20), se estendem até esta sexta-feira (22), com missa às 18h. Já no sábado (23), em liturgia solene, a santa seguirá o horário comunitário de praxe, às 17h30, com translado da imagem da urna para o altar para veneração das relíquias pelos fiéis.

História

Santa severa está contada entre as virgens mártires da Igreja, ressaltando uma das mais importantes devoções dos primeiros séculos. Conta sua história martirológica registrada nas atas do império romano, hoje, de posse da Igreja, que Severa, muito jovem fora prometida em casamento, embora desde cedo tenha anunciado que pertencia de corpo e alma a Cristo. Sua primeira ameaça de martírio foi feito pelo seu noivo, que jurou cortar o pescoço caso ele não a desposasse. Convertendo sua família, pai e irmãos, soldados do impérios, Severa prosseguiu uma grande campanha de conversão despertando no imperador Diocleciano grande desprezo a ponto de pedir sua morte. Perseverantes no testemunho de Severa, pai e irmãos confirmaram sua fé em Cristo sendo martirizados perante o exército. Severa foi levada a uma praia para o martírio, sendo penalizada com a degola, marca que traz em sua imagem pelos dois fatos. Seu corpo foi levado para um catacumba cristã para veneração e seu sangue recolhido e armazenado numa ampola. Vindo seu corpo a permanecer intacto e seu sangue não coagulado depois de tanto tempo, seus feitos heroicos foram reconhecidos e a Igreja primitiva a declarou santa, vindo mais tarde, a permitir a circulação de suas relíquias pelo mundo, chegando até o Maranhão.

Relíquias

Na imagem de Santa Severa se encontram relíquias, fragmentos dos ossos da santa, mártir do século III, em perfeito estado. É possível a contemplação dos fragmentos nos braços e pés, além de ser uma peça histórica bicentenária. A importância da imagem se faz não só pelo tempo, mas pela história acumulada ao longo dos séculos: sua grandiosa festa marca fatos importantes na capital, por exemplo, a data que o parque de diversão, antes itinerante Brasil adentro, viria a capital, de modo, a coincidir com a festa da santa, e a visita penitente de figuras ilustres ligadas à política, como Vitorino Freire e Ana Jansen.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.