Meio ambiente

Estudantes da Vila Vitória celebram o Dia da Árvore com atividades

Data foi lembrada ontem por alunos da escola municipal Galileu Clementino, que participaram de diversas atividades, entre elas plantio de mudas

Robert Willian / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Estudante planta muda, atividade que integrou ação
Estudante planta muda, atividade que integrou ação

Cada um fazendo sua parte para um mundo melhor. Com isso em mente, estudantes da escola Galileu Clementino, na Vila Vitória, em São Luís, participaram ontem de programação alusiva ao Dia da Árvore, comemorado nacionalmente em 21 de setembro.
A ação contou com parceria de empresas e do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e foi realizada pela coordenação municipal do setor da Cidade Operária. A programação foi dividida em dois momentos para atender a comunidade escolar dos dois turnos.
Pela manhã, os estudantes fizeram o plantio das mudas de árvores, que passarão a embelezar todo o entorno da escola Galileu Clementino. Já à tarde, as ações foram concentradas na Praça das Comunidades, no bairro Jardim América, com diversas atividades.
O professor Anderson Cabral ressaltou a relevância desse tipo de ação. “Consideramos muito importante conscientizar essas crianças dos cuidados que precisam ter com o meio ambiente para, desde cedo, elas terem esse carinho com a natureza e não se tornem adultos que não ligam pra esses fatores”, disse.

Alunos da escola Galileu Clementino se reuniram em abraço a mangueira
Alunos da escola Galileu Clementino se reuniram em abraço a mangueira

Pontos positivos
Já Thiago Oliveira, de 25 anos, mestrando em Agricologia, destacou os pontos positivos dessa conscientização. “Nós enfrentamos muitos problemas ambientais hoje que simples cuidados individuais poderiam fazer com que evitássemos. Isso aprendemos na escola e na família”, relatou.
O jornalista Ciro Nolasco, que é coordenador municipal da região da Cidade Operária, falou da importância da participação da escola na formação desses cidadãos mirins. “Se cada um fizer sua parte, e a escola tem grande contribuição nessa formação, poderemos ter um mundo melhor. Assim sendo, o poder público tem que apoiar o desenvolvimento dessas atividades”, disse.

Sobre a data

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data é diferente em outras partes do mundo.
A árvore é um grande símbolo da natureza e uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.
A data deve ser vista como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.