Treinamento

CBF realiza treinamento para arbitragem de vídeo

Entidade reuniu um grupo de 16 supervisores para atualização de protocolo e revisão de instruções antes da preparação intensiva de árbitros e assistentes

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Decisão da CBF veio após gol do corintiano Jô, que usou a mão para empurrar a bola para o fundo das redes, ser validado na Arena Corinthians
Decisão da CBF veio após gol do corintiano Jô, que usou a mão para empurrar a bola para o fundo das redes, ser validado na Arena Corinthians (GOL DE JO MAO )

Rio de Janeiro - Em meio a polêmica envolvendo a implantação do Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) durante o Campeonato Brasileiro deste ano, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) organizou mais um evento com a função de treinar os novos assistentes e repassar algumas determinações. A entidade reuniu um grupo de 16 supervisores para atualização de protocolo e revisão de instruções antes da preparação intensiva de árbitros e assistentes. A ideia de utilizar o recurso na próxima rodada, que acontece neste final de semana, foi adiada por falta de infraestrutura dos estádios.

O trabalho teórico foi comandado pelo instrutor técnico Manoel Serapião Filho, que esteve presente nos treinamentos realizados pela Conmebol nas últimas semanas. O evento foi realizado para atualizar os supervisores sobre o conteúdo, alcance e limites do protocolo elaborado pela IFAB (International Football Association Board).

Presente na reunião, o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Marcos Marinho, ressaltou aos supervisores que o avanço na utilização da tecnologia é de suma importância para uma modernização do quadro de arbitragem.

“O árbitro moderno precisa entender que a função está mudando e que o vídeo é uma forma de deixar as coisas mais corretas e o futebol mais eficiente. Eles têm de saber usar o vídeo com inteligência para não atrapalhar a dinâmica do jogo, que é a essência do uso da tecnologia”, disse Marinho.

O grande enfoque trabalhado com o grupo de supervisores foram as “decisões revisáveis”, isto é, aquelas situações em que há a possibilidade de pedido de revisão pelo árbitro ou de sugestão pelo assistente de vídeo. Nos próximos dias, 64 árbitros e assistentes passarão por avaliações, treinamentos teóricos e práticos nos moldes do realizado pela Conmebol.

Manoel Serapião revelou que todos os treinamentos estão sendo realizados para que a implantação não gere questionamentos ou alguma dúvida.

“Desde março do ano passado, todos os cursos e treinamentos promovidos pela Comissão de Arbitragem da CBF têm o tema árbitro de vídeo. Além disso, nós participamos de todos os workshops realizados pela Fifa em Londres, Amsterdã, New Jersey e Zurique. Agora, vamos dar mais um passo para a implantação do recurso aqui no Brasil”, explica o instrutor.

“O árbitro moderno precisa entender que a função está mudando e que o vídeo é uma forma de deixar as coisas mais corretas e o futebol mais eficiente”, Marcos Marinho, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.