Eleições 2018

Dono do Datailha nega que instituto de pesquisa seja fantasma

Estatístico admite divergência de endereços, mas garante que está instalado em São Luís há três meses e que tem "em torno de três" funcionários fixos

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Dono do Datailha receeu O Estado para conversar
Dono do Datailha receeu O Estado para conversar
Casa onde funciona instituto parece reformada às pressas
Casa onde funciona instituto parece reformada às pressas

O estatístico Josiel Novaes, proprietário do instituto Datailha – que se envolveu em uma polêmica após a descoberta de que o endereço oficial da empresa não é o mesmo onde funciona sua sede –, concedeu ontem uma entrevista a O Estado para esclarecer o caso.

O profissional recebeu a equipe de reportagem da nova sede do instituto, que funciona na Ponta do Farol. Ele admitiu que há divergência entre o endereço registrado no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), que a placa de identificação é pequena, o que dificulta a identificação – “estamos providenciando uma maior”, disse -, mas garantiu que se estabeleceu no local há três meses, após alugar o imóvel.

“Essa divergência foi concernente ao número do registro de imóvel no IPTU. A imobiliária me repassou esse número, que houve, logo no início do ano, uma mudança no sistema da secretaria e nessa mudança houve inconsistência de dados. Alguns imóveis tiveram dados alterados, e alguns até equivocados, como o caso desse aqui. Esse aqui é uma residência, que funciona a sede da empresa, mas no registro do imóvel está como um apartamento, sendo que não é apartamento. O erro foi no sistema da prefeitura”, declarou, acrescentando que trabalha com três funcionários.

“Fixos, fixos, em torno de uns três. E quando vai fazer pesquisa a gente contrata pesquisadores, por diária, prestação de serviços”, completou.

Pesquisa – Novaes comentou, também, a mais recente pesquisa divulgada pelo instituto, apontando apenas o governador Flávio Dino (PCdoB) e a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) como candidatos ao governo em 2018 – apesar de a peemdebista ainda não haver declarado que concorrerá ao pleito.

Segundo estatístico, foi escolha da empresa excluir da consulta outros pré-candidatos que já anunciaram movimentação para entrar na disputa, como o senador Roberto Rocha (PSB) e a ex-prefeita Maura Jorge (Podemos).

“Uma metodologia que foi decidida, né? Até então, quis testar esse cenários com esses dois possíveis candidatos. Mas outras pesquisas fizemos com quatro ou cinco candidatos”, afirmou, sem revelar quem seria o contratante do levantamento.

“Isso aí é sigilo profissional”, emendou.

MAIS

O estatístico Josiel Novaes demonstra ser um simpatizante do governador Flávio Dino (PCdoB). Em sua página no Facebook, ele costumeiramente compartilha material positivo do comunista ou do Governo do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.