Taxa de ocupação

Turismo está registrando baixa no segundo semestre na capital

Período é de baixa temporada e expectativa é que o cenário mude com a proximidade do fim do ano, época de festas como o Réveillon

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Centro Histórico de São Luís, cidade que atrai mais o turismo de negócio e é passagem para Barreirinhas
Centro Histórico de São Luís, cidade que atrai mais o turismo de negócio e é passagem para Barreirinhas (são luis centro historico)

SÃO LUÍS - O turismo em São Luís espera dias melhores neste segundo semestre. De acordo com recepcionistas e gerentes de hotéis da capital, o período é de baixa temporada e a expectativa é que o cenário mude com a proximidade do fim do ano, época de festas como o Réveillon. As taxas de ocupação são bastante tímidas em alguns empreendimentos.

Conforme o gerente do Hotel Veleiros, na Península da Ponta d’Areia, Renato Chada, a cidade tem pouca divulgação dos atrativos e isto também é um entrave para o dinamismo do turismo. Ele disse que, geralmente, os visitantes vêm a São Luís de passagem para Barreirinhas, porta de entrada para a região de Lençóis Maranhenses. Já o turismo de negócio é o que tem um peso maior.

A taxa de ocupação atual no Hotel Veleiros, um dos mais modernos e bem localizados de São Luís, é de 40%. “Nossa expectativa é aumentar esse percentual no fim do ano, com as festas de Réveillon e isto tem tudo para acontecer. Aqui, estamos bem localizados e temos muita coisa a favor, como a proximidade com a praia e atrativos como o Espigão da Ponta d’Areia, além de ser um ponto de fácil e rápido acesso para o centro da cidade”, disse Renato Chada.

Demanda
Henrique Delka, recepcionista do Praia Mar Hotel, também na Ponta d’Areia, informou que a taxa de ocupação está em 42%, mas considerou um percentual aceitável para esta época do ano, de baixa estação. “Nós também esperamos um aumento na demanda a partir do mês outubro em diante, com as reservas para o fim do ano. Aqui, realizamos uma tradicional festa de Réveillon e isso também conta bastante para esse aumento na ocupação”, informou.

Apesar da crise econômica no Brasil, muita gente está se programando para viajar no fim do ano e as cidades com litoral sempre estão na lista das preferidas. É o caso de São Luís, que tem atrativas praias em uma extensa faixa litorânea. O turismo na região de Lençóis também é marcante e representa um grande percentual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.