Lançamento

São Luís no MobCidades, projeto nacional de mobilidade urbana

Capital é uma das 10 cidades participantes do projeto MobCidades - Mobilidade, Orçamento e Direitos; audiência hoje, em Brasília, marca início

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
São Luís será alvo de projeto financiado pela União Europeia
São Luís será alvo de projeto financiado pela União Europeia (são luís)

SÃO LUÍS - São Luís é uma das 10 cidades brasileiras participantes do projeto MobCidades - Mobilidade, Or­çamento e Direitos - até o final de 2019. Promovida pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), em parceria com 10 organizações integrantes da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis, a iniciativa visa fortalecer e fomentar a participação popular na gestão da mobilidade urbana, com foco na garantia do direito à cidade e ao transporte.

A audiência pública “Transporte como direito social” marcará o lançamento do projeto em Brasília, hoje, 19, na Câmara dos Deputados. Participam da atividade, que começa às 14h30, o engenheiro e ex-secretário de Transportes de São Paulo (1989-1993) Lúcio Gregori; a professora e ex-secretária Executiva do Ministério das Cidades (2003-2005) Erminia Maricato; a pesquisadora do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), Letícia Bortolon; o pesquisador e representante do Movimento Passe Livre (MPL), Paulo Henrique Santarém, e a educadora e assessora política do Inesc, Cleo Manhas.

O MobCidades é financiado pela União Europeia e contempla os municípios de Belo Horizonte, Brasília (DF), Ilhabela (SP), Ilhéus (BA), João Pessoa (PB), Piracicaba (SP), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e São Paulo (SP).

As organizações participantes assumiram o compromisso de multiplicar a Metodologia Orçamento e Direitos, desenvolvida pelo Inesc, com o objetivo de atingir um total de 50 organizações durante a execução do projeto. Em cada cidade, as entidades locais vão promover e articular atividades formativas, de incidência, de comunicação e de monitoramento das respectivas políticas públicas de mobilidade urbana.

Cleo Manhas, assessora política do Inesc, explica a importância de capacitar as organizações para o monitoramento do orçamento, visando ao combate à corrupção e às ações de incidência em políticas públicas de mobilidade urbana. “Só com participação popular conseguiremos pressionar os órgãos competentes a criarem e implementarem políticas públicas transparentes, capazes de assegurar a efetiva democratização dos espaços públicos”, defendeu a assessora.

Cidades participantes

São Paulo (SP)
Rio de Janeiro (RJ)
Recife (PE)
São Luís (MA)
João Pessoa (PB)
Belo Horizonte
Brasília (DF)
Ilhabela (SP)
Ilhéus (BA)
Piracicaba (SP)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.