Atividade

Fisioterapia do Ceuma promove ação social para idosos do Jaracati

Ação social acontecerá na sexta-feira, 22, das 15h às 17h, na sede do fórum, com programação que inclui testes e orientações ao segmento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

Na semana que antecede a comemoração do Dia Nacional do Idoso (1º de outubro), o Fórum Jaracati e o Curso de Fisioterapia da Universidade Ceuma promovem ação social para o segmento no bairro Jaracati. Na programação, a ser realizada na sexta-feira, 22, constam baterias de testes e orientações em casos que se apresentarem abaixo da média das medidas funcionais, tão necessárias no desempenho das tarefas diárias.

A ação social acontecerá das 15h às 17h, no próprio fórum, que fica na Avenida Ferreira Gullar, ao lado da Estação de Tratamento da Caema. Entre os testes a serem realizados constam levantamentos do nível de força de mãos e braços e da velocidade de marcha, que é considerada um medidor de saúde durante o envelhecimento.

A função cognitiva também será investigada, assim como a pulmonar. “Essa é a medida das pressões ventilatórias máximas, que mensura a força dos músculos ventilatórios, a qual se apresenta alterada tanto pelas modificações no sistema músculo-esquelético quanto no sistema respiratório pelo envelhecimento. Nosso objetivo será determinar as pressões respiratórias máximas dos idosos”, informou a professora Adelzir Haidar, coordenadora da Ação Social.

Esse evento faz parte do engajamento entre Ceuma e os alunos de Fisioterapia, que acolherão os idosos na medição com aparelhos e avaliação através de testes específicos.

Orientações
De posse dos dados a serem levantados, os idosos receberão orientações necessárias para um melhor desenvolvimento de suas atividades cotidianas. Os casos mais complexos serão encaminhados para a Clínica Escola de Fisioterapia do Ceuma. Por meio dessa ação, é pensamento da entidade implantar um projeto de orientação funcional aos idosos no próprio Fórum Jaracaty.

Além de atividades esportivas, informática e brinquedoteca (com subsídios da Sedel e Cemar), a comunidade do Jaracati tem sido beneficiada com atendimentos nas áreas médicas, psicológicas e fisioterápicaspor intermédio do Ceuma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.