Em Brevo

Ação do MPMA garante van para transporte de pacientes renais

Na manifestação, o Ministério Público solicitou, ainda, a garantia de estadia e alimentação para os quatro pacientes nos dias das sessões de hemodiálise

OESTADOMA.COM / com informações do MP-MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Os pacientes estão inscritos no programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), mas o programa não está disponível em Brejo.
Os pacientes estão inscritos no programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), mas o programa não está disponível em Brejo. (Hemodiálise)

BREJO - Como resultado de Ação Civil Pública (ACP) com pedido de tutela de urgência, ajuizada, em abril de 2016, pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA), a Prefeitura de Brejo disponibilizou, em 27 de agosto, uma van para o transporte semanal de quatro pacientes do município com insuficiência renal crônica para serem submetidos a hemodiálise em Timon.

Com a entrega do veículo pelo Município, estão sendo atendidos os pacientes Antonio Carlos Mendes de Sousa, Ildevane Paiva Almeida, Ismael Nunes de Miranda e Lucas de Santos de Sousa.

“Os pacientes são portadores de insuficiência renal crônica e é imprescindível o tratamento continuado de hemodiálise três vezes por semana porque pode haver complicações clínicas e risco de morte”, explica a promotora de justiça da comarca, Herlane Maria Fernandes de Carvalho, autora da ação.

Na manifestação, o MP-MA solicitou, ainda, a garantia de estadia e alimentação para os quatro pacientes nos dias das sessões, uma vez que eles não têm condições financeiras para custear as idas semanais ao Centro de Terapia Renal de Timon.

Os pacientes estão inscritos no programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), mas o programa não está disponível em Brejo. Desta forma, atualmente, a Secretaria de Saúde do município arca com os custos do tratamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.