Preservação ambiental

Moradores unidos pela Reserva Ambiental Canaã

Espaço tem servido de depósito de lixo, fato inaceitável para os moradores da região

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Após mutirão de limpeza no local, um picnic reuniu a criançada
Após mutirão de limpeza no local, um picnic reuniu a criançada (Canaã)

Abraçar a causa ambiental tem sido uma bandeira de luta para moradores do bairro Residencial Canaã, que agora unem forças para chamar a atenção das autoridades pela preservação da Reserva Ambiental Canaã, às margens da Avenida Santos Dumont. Crianças e adultos já realizaram vários mutirões de limpeza naquela área, recolhendo lixo que agride a reserva ambiental.
No fim de semana, os moradores fizeram o quinto mutirão e acharam garrafas pet e de vidro, latas, bacias plásticas, baldes, sacolas, vasos sanitários, sofás, peças de carro, resíduos de construção, entre outros. Após a limpeza, eles montaram um picnic, em um trecho que dá acesso para uma piscina natural.
“Com esse picnic, nós chamamos a atenção de muita gente que nem sabia que existia esse local e a existência do rio, que tem várias nascentes. Descobrimos também peixes e até jacarés. A parte ruim é que a Caema está jogando esgoto dentro da reserva, o que é uma ameaça para o ecossistema”, disse Edna Moreno, moradora.

Churrasco
Na próxima semana, haverá um churrasco em homenagem à Semana do Idoso e ao Dia da Árvore, também na área da reserva. Recentemente, moradores encontraram uma sacola de lixo e dentro dela havia contas de água e de luz com o endereço da responsável. “Fomos até a casa da pessoa com as contas e exigimos que o lixo fosse retirado do local”, contou Edna Moreno.
Outro episódio teve como alvo a proprietária de um posto de combustível, que autorizou jogar um forro de PVC na reserva. Os moradores deram um prazo para que o material fosse recolhido, o que foi feito. Agora, a proprietária está engajada na campanha de limpeza da área.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.