Política | Eleições 2018

Escutec mostra liderança de Roseana na corrida pelo governo do Estado

Pesquisa foi encomendada pela rádio Difusora AM e os números divulgados no fim de semana; foram entrevistados 2020 eleitores nos dias 5 a 9 de setembro
Carla Lima/Subeditora de Política18/09/2017
Escutec mostra liderança de Roseana na corrida pelo governo do EstadoRoseana Sarney lidera em todos os cenários simulados pelo instituto (Arquivo)

SÃO LUÍS - O Instituto Escutec trouxe novas números sobre a sucessão do governo do Estado. Pelo levantamento, a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) lidera em todos os cenários simulados e também na espontânea. Ela aparece com quatro pontos percentuais à frente do governador Flávio Dino (PCdoB).

Na pesquisa espontânea – quando não são apresentados nomes ao entrevistado - Roseana Sarney aparece com 14,9% contra 13,3% de Flávio Dino. O terceiro mais citado foi Roberto Rocha (PSB) com 3,2% seguido por João Alberto que obteve 2,3% das opiniões, Eduardo Braide (PMN) com 1,9%, Maura Jorge (PODE) com 0,8%, Luís Fernando Silva (PSDB) 0,4% e ninguém 1,4%. Não sabem ou não responderam somaram 59,8%.

No primeiro cenário estimulado – que nomes de candidatos são apresentados – com a participação de Roseana Sarney, Flávio Dino, Maura Jorge e Roberto Rocha. Segundo o Escutec, a ex-governadora aparece com 36,9% contra 33% de Flávio Dino. Roberto Rocha aparece com 9,1% e Maura Jorge 5%. A opção nenhum deles somou 4,4% e não sabem ou não responderam, 11,7%.

Mais cenário

Em outro cenário estimulado sem o nome de Roseana Sarney, venceria a eleição o governador Flávio Dino com 36%. Em segundo aparece Roberto Rocha com 20,1% e Maura Jorge com 8,1%. Nenhum deles somou 18% e não sabe ou não respondeu, 17,8%.
A pesquisa Escutec foi encomendada pela Rádio Difusora AM e ouviu 2020 eleitores nos dias 5 a 9 deste mês.

Segundo turno

O Instituto Escutec também simulou cenário de um eventual segundo turno. Se a disputa fosse entre Roseana Sarney e Flávio Dino, a peemedebista venceria com 39,4% contra 36% de Flávio Dino. Nenhum deles obteve 11% e não sabe e não respondeu somaram 13,6%.

Sarney Filho lidera a corrida para o Senado

O Instituto Escutec também fez simulações da disputa eleitoral para o Senado. Pelos números, o ministro Sarney Filho (PV) lidera a disputa nos dois cenários apresentados. O senador Edison Lobão (PMDB) e o deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB) também aparecem com destaque.
De acordo com o levantamento, no primeiro cenário estimulado, Sarney Filho aparece com Sarney Filho 15%. Ele é seguido por Edison Lobão que aparece com 13% e Zé Reinaldo que obteve 10,8% da opinião dos entrevistados. O deputado federal Waldir Maranhão (PP) aparece com 9,7% e o também deputado federal, Weverton Rocha (PDT) com 8,9%. Nenhum deles representam 22,9% e não sabem ou não responderam 19,8%.
Em outro cenário em que é avaliada a segunda opção do eleitor, aparece em primeiro Sarney Filho com 12,9%, seguido por Zé Reinaldo com 10% e o senador Edison Lobão com 8,4%. Weverton Rocha tem 5,6% e Waldir Maranhão obteve 5%. Nenhum deles somou 22,9% e não sabem ou não responderam, 19,8%.
Ao somar as intenções de votos nos dois cenários, Sarney Filho lidera com 27,9%, seguido por Edison Lobão com 21,4% e Zé Reinaldo Tavares com 20,8%. Waldir Maranhão vem depois com 14,7% e Weverton Rocha com 14,5%.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte