A gente conta...

Pronto para os novos desafios

Elmar Fernandes Nascimento é o novo inspetor-chefe da Alfândega no Maranhão, cargo que pretende exercer com espírito de equipe e empenho

Evandro Júnior - Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Elmar  Nascimento fica, a priori, por 2 anos no cargo
Elmar Nascimento fica, a priori, por 2 anos no cargo (Elmar Fernandes Nascimento h)

Fiscalizar com seriedade, agilidade e espírito de equipe é um dos propósitos do economista Elmar Fernandes Nascimento, novo inspetor-chefe da Alfândega no Maranhão e que exercerá o cargo por um período de dois anos, podendo ser reconduzido por mais duas gestões. Ele passa a atuar nos portos do Itaqui, Ponta da Madeira e Alumar, além do Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado.

Competente e centrado, Elmar Nascimento foi escolhido a partir de um seletivo interno e coordenará uma equipe formada por 30 pessoas, sendo 11 auditores fiscais. Ele foi delegado da Receita Federal nos estados do Amapá e Acre, onde adquiriu bagagem para o trabalho que desenvolve atualmente e para os novos desafios que irá encarar. “Quero estar o mais próximo possível dos órgãos e desenvolver um trabalho equilibrado e positivo”, afirma.

Há 22 anos atuando na Receita Federal, o economista diz que está na profissão certa, pois ama o que faz. Dedicado à família, a mãe, Terezinha Fernandes, está sempre em primeiro plano, além, claro, das filhas Juliana (23) e Natália (26). Sobre a mesa de sua sala, no quinto andar do prédio do Ministério da Fazenda, a foto do neto, Davi (prestes a completar 1 ano) ocupa lugar de destaque.

Cortes

Seja no seio familiar ou no ambiente de trabalho, Elmar Nascimento detém as rédeas do equilíbrio. Afinal, desempenha um papel importante no Maranhão e sabe que os caminhos não são fáceis, principalmente nos últimos anos, face à crise brasileira que afetou diretamente o setor público.

“Recebemos uma má notícia, de que haverá redução de 50% dos recursos destinados às operações de repressão, o que decorre justamente desse momento de nuvens negras que cobrem o nosso país. Logo, é realmente um desafio desempenhar um papel na gestão pública”, frisa.

Elmar ressalta que pretende fazer a melhor gestão na Alfândega. Ela diz que a Receita Federal no Maranhão tem desenvolvido vários projetos. "Estamos implantando, por exemplo, o Portal Único, que entrará no ar no próximo ano. Queremos trabalhar não com uma visão de repressão, mas enquanto facilitadores, para que os exportadores e importadores tenham um fluxo mais ágil possível de suas mercadorias”.

Do alto do terraço do Ministério da Fazenda, no Canto da Fabril, de onde consegue ter uma visão privilegiada do centro de São Luís, o inspetor vislumbra melhores horizontes para o Maranhão e o Brasil.

Na pausa do trabalho, sua atividade de relaxamento preferida é jogar tênis e torcer para o Sampaio Corrêa, time que sempre está em suas conversas descontraídas. O tênis ele pratica no Centro de Excelência do Calhau. E gosta também de viajar, principalmente para o exterior. A cidade preferida é Nova York, mas não dispensa Los Angeles e Las Vegas. Sua próxima viagem? Santiago, no Chile.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.