Por segurança

Polícia Militar escoltará malotes com provas do Enem no estado

Dois policiais, no mínimo, acompanharão os veículos dos Correios que conduzirão os testes, que serão aplicados dias 5 e 12 de novembro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
(concurso)

SÃO LUÍS - A Polícia Militar começou a montar o esquema de segurança para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Em reunião realizada na Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), foi debatido o planejamento para as ações de segurança para garantir a integridade do seletivo. Uma das medidas definidas é a escolta dos malotes com as provas por, no mínimo, dois policiais.

O Enem é a segunda maior operação logística que ocorre no país, ficando atrás, apenas, das operações das eleições. Por esse motivo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) solicita o apoio da Polícia Militar maranhense para dar suporte à guarda de malotes com provas, cujo transporte será feito por meio de escoltas aos veículos dos Correios, e para promover a segurança dos locais de prova nos dois dias de aplicação dos testes.

A fim de manter a tranquilidade dos maranhenses nos dias das provas, que agora acontecerão em dois domingos seguidos, a PM iniciou os preparativos para a mega operação que contará com um grande efetivo de policiamento motorizado e um serviço eficiente de inteligência e monitoramento.

Nos locais de recolhimento dos testes, tanto na capital, quanto no interior, o processo em cada ponto estratégico também será o mesmo. Almeja-se, desta forma, que possíveis problemas ligados ao sistema de segurança que envolvam a aplicação do Enem no estado do Maranhão sejam minimizados” Tenente-coronel José Jessé Costa, coordenador da operação Enem no Maranhão

Ações em conjunto
Para que a operação tenha êxito, a PM realizará as ações de segurança referente à aplicação da prova do Enem no Maranhão em conjunto com outras instituições do Estado, como por exemplo, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), objetivando aumentar a frota de ônibus e solucionar possíveis congestionamentos no trânsito de São Luís, nos dias das provas.

A corporação também atuará em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, dentro da alçada de cada instituição.

Além da presença atuante da PM no planejamento de segurança, também deverá constar uma solicitação de aumento do número das rondas de Blitz Urbana para desobstruir alguns pontos estratégicos da cidade e das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em localidades diversas para melhor atender os candidatos, caso ocorra algum incidente.

Medidas
Após a conclusão do plano de segurança, a divulgação ocorrerá somente na primeira semana do mês de outubro. A PM do Maranhão ainda definirá uma data específica para apresentar as medidas que integrarão o planejamento de garantia da segurança da aplicação do Enem na capital.

“É importante que a sociedade esteja conscientizada em relação às provas que serão aplicadas no Maranhão. Sendo assim, sugerimos que aqueles que não se submeterão ao Enem, se possível, evitem sair de casa nos horários em que as provas estiverem sendo aplicadas, a fim de evitar tumulto e congestionamentos ao longo das vias públicas. Agindo, dessa forma, quem não fará o Enem evitará estresse dos candidatos”, recomenda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.