Meio ambiente

DPE de Barra do Corda propõe projeto de combate a queimadas

As ações visam controlar e reduzir o uso do fogo em atividades agropecuárias, assim como os incêndios florestais, de modo a contribuir para minimizar a degradação ambiental

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Queimadas prejudicam o regime natural dos recursos hídricos
Queimadas prejudicam o regime natural dos recursos hídricos (Queimadas prejudicam o regime natural dos recursos hídricos)

BARRA DO CORDA - O Núcleo Regional da Defensoria Pública, em Barra do Corda, encaminhou ao Ministério do Meio Ambiente, ofício solicitando que a instituição federal viabilize a criação de projeto de controle de queimadas em três municípios das bacias dos rios Corda e Mearim.

Semelhantes as desenvolvidas atualmente em 16 cidades situadas às margens do rio São Francisco, as ações propostas pela DPE visam controlar e reduzir o uso do fogo em atividades agropecuárias, assim como os incêndios florestais, de modo a contribuir para minimizar a degradação ambiental e recuperar o regime natural dos recursos hídricos, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores da região.

No documento, o defensor público titular do núcleo de Barra do Corda e autor da iniciativa, Jessé Mineiro, argumenta que os municípios de Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras e Fernando Falcão, que compõem a comarca, sofrem com as queimadas descontroladas, que atingiram um nível catastrófico, ameaçando não apenas os rios, mas toda a fauna e flora da região, incluindo a saúde e vida da população.

“A cidade de Barra do Corda está coberta por fumaça e cinzas. A fiscalização a nível municipal é insipiente, não existindo, ainda, convênio com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o que aprofunda o problema”, comentou, justificando a necessidade de replicação em Barra do Corda das atividades do projeto aprovado junto ao Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco e que conta com o financiamento do Ministério do Meio Ambiente e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, além de outras parcerias.

A DPE de Barra do Corda também requereu ao Ministério o envio, em caráter de urgência, de equipe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), vinculado à estrutura do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O Centro, que é responsável pela política de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o território nacional, mantém uma unidade no Maranhão, sediada em São Luís e composta por cinco equipes.

“Recomendamos, inclusive, que as autoridades mais graduadas do Ministério do Meio Ambiente comprovem in loco a calamidade que as queimadas estão trazendo para a população e para o meio ambiente”, ressaltou o defensor público, lembrando que foi anexado ao ofício a proposta do Projeto Rios Corda e Mearim, com especificações dos municípios maranhenses a serem beneficiados e as ações viáveis para a região.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.