Tremor

Sobe para 98 o número de mortos no terremoto no México

Presidente disse que todo seu gabinete está trabalhando em Chiapas e Oaxaca, estados mais afetados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

MÉXICO - O presidente do México, Enrique Peña Nieto, informou ontem que subiu para 98 o número de mortos no terremoto da quinta-feira passada, 7, e assegurou que estará de maneira regular nas áreas devastadas para supervisionar o apoio aos afetados e os avanços na reconstrução.

Em um ato público realizado no Estado do México, Peña Nieto disse que "até agora 98 pessoas morreram" no movimento sísmico de magnitude 8,1 que sacudiu o centro e o sul do país no último dia 7 de setembro.

"Além disso, muitas pessoas perderam seu patrimônio, perderam suas casas, e outras estão tão deterioradas que será preciso derrubá-las", afirmou o governante, que destacou que todo seu gabinete está trabalhando em Chiapas e Oaxaca, estados mais afetados pelo sismo, para atender às necessidades básicas da população.

O presidente mexicano lembrou que está sendo realizado um levantamento dos danos para iniciar "de imediato" a etapa de reconstrução.

Peña Nieto reiterou seu apelo aos cidadãos para serem solidários com a população afetada desses dois estados, que passa "por momentos de dor, de tragédia", bem como à iniciativa privada, sobretudo as construtoras, para que estendam uma "mão generosa" e participem da reconstrução.

Além das 98 vítimas fatais - 78 em Oaxaca, 16 em Chiapas e quatro em Tabasco -, o terremoto deixou centenas de feridos, 2,3 milhões de afetados e mais de 50 mil casas danificadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.