Mudança

Central de Captação e Doação de Órgãos tem nova sede

Serviço agora é responsabilidade do poder público estadual e funcionará no Hospital Dr. Carlos Macieira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

A nova sede da Central Estadual de Captação e Doação de Órgãos foi entregue na segunda-feira, 11. A central, que antes funcionava no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), agora está localizada no Hospital Dr. Carlos Macieira, no Calhau.

Com a reestruturação, a central passa a ser de responsabilidade do poder público estadual. A proposta é fortalecer o trabalho da central para avançar com as ações, e, assim, ampliar o número de doações no Maranhão.

Desde 2000, já foram realizados no HU-UFMA 2115 procedimentos, sendo 1.542 transplantes de córnea e 573 de rim. No início do mês de setembro, o hospital foi credenciado pelo Ministério da Saúde (MS) para a realização de mais dois tipos de transplantes: coração e fígado.

A superintendente do Hospital Universitário da UFMA, Joyce Lages, também esteve presente na inauguração. “Vamos continuar juntos nesse trabalho de fortalecimento das campanhas de sensibilização para a doação de órgãos”, disse.

“Desde que nasceu, há 18 anos, a central esteve vinculada ao Hospital Universitário, que mantinha todas as nossas atividades. Com a gestão atual, o governo, pela primeira vez, assume a central na sua estrutura organizacional. Esse ato representa a maioridade da central, que contou com o suporte do Hospital Universitário e, agora, caminhará com as próprias pernas, sob a responsabilidade do estado. As perspectivas são de ampliação das nossas ações, campanhas e projetos”, disse a coordenadora da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) do Maranhão, Maria Inês de Oliveira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.